Grupo de Trabalho da ISO Para Normas Espaciais Se Reúnirá no INPE

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/11) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que Grupo de Trabalho da ISO para Normas Espaciais se reunirá no instituto.

Duda Falcão

Grupo de Trabalho da ISO Para
Normas Espaciais Se Reúne no INPE

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

De 28 a 30 de novembro, o Brasil sedia o “Fall Meeting” do grupo de trabalho WG-6 - Materials and Processes and Human Space Flight do subcomitê dedicado ao setor espacial da ISO (Internacional Organization for Standardization), organização que desenvolve e publica normas internacionais em várias áreas da tecnologia. O evento será nas instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Estarão presentes delegações de Rússia, China, Japão e França, para discutir a elaboração de normas para o setor espacial. Os especialistas fazem parte do subcomitê técnico SC14 (Sistemas e Operações Espaciais) do TC20, o comitê para assuntos ligados à aeronáutica e espaço da ISO.

“Profissionais do INPE e DCTA estarão reunidos com profissionais de organizações espaciais como JAXA, JAMSS, Beijing Aerospace Times Optical, China Academy of Aerospace Electronics Technology, Ariane Group e Kompozit JSC”, diz Andreia Sorice Genaro, do INPE, que coordena a comissão de estudos CE-60 do CB-08 (Comitê Brasileiro de Aeronáutica e Espaço) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Entre os temas abordados pelo WG-6 estão: testes não destrutivos, inflamabilidade de fluidos espaciais, compatibilidade de materiais, teste ambiental para materiais de controle térmico de satélites, requisitos para atividades humanas em voos tripulados, entre outros.

Com sede em Genebra, a ISO é uma organização internacional com 163 membros. O subcomitê sobre sistemas e operações espaciais se reúne duas vezes ao ano, tendo sido a ocasião mais recente há seis meses em Paris.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial