Aluno do ITA Publica Artigo Inédito em Revista Internacional
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada ontem (21/11) no site do Instituto
Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando que aluno do instituto publica
artigo inédito em revista internacional.
Duda Falcão
Notícias
Aluno do ITA Publica Artigo
Inédito em Revista Internacional
Divisão de Comunicação Social
21/11/2017
O Tenente Engenheiro Luiz Henrique Lindquist Whitacker,
Instrutor do Departamento de Turbomáquinas da Divisão de Engenharia Mecânica do
ITA, teve os resultados de seu Trabalho de Graduação (TG) aprovado e publicado
em periódico internacional, Aerospace Science and Technology (Elsevier), de
classificação da CAPES - QUALIS A1, com alto fator de impacto na comunidade
acadêmica. O trabalho teve a Orientação do Prof. Dr. Jesuino Takachi Tomita, Chefe
do Departamento de Turbomáquinas do ITA.
O trabalho é de grande importância e interesse na área de
motores foguete que utilizam turbobombas, por se tratar de uma publicação
inédita no mundo, no qual foi determinada, numericamente, a influência da folga
de topo da turbina hidráulica do booster de oxigênio líquido (LOX) do motor do
Space Shuttle – antigo ônibus espacial reutilizável da NASA, usado como
transporte de astronautas e como veículo lançador de satélite – sobre as
características de operação da turbina, envolvendo a sua eficiência.
O 1º Ten Eng Lindquist explica em seu trabalho que
grandes veículos lançadores têm seus sistemas de propulsão baseados em Motores
Foguete a Propelente Líquido equipados com turbobombas. Estas turbobombas são
maquinas rotativas complexas que fornecem alta potência, vazão mássica e altas
pressões no sistema do motor para atingir os requisitos de empuxo, conforme
requisitos do ciclo termodinâmico do motor foguete.
Motores de altíssimo empuxo necessitam de sistemas
secundários de turbobombas chamados boosters. Estes sistemas possuem bombas e
turbinas, menores, e sua principal função é aumentar a pressão do fluído na
entrada das turbobombas principais, sobretudo para ajudar a evitar a ocorrência
do fenômeno de cavitação.
As características do escoamento, bem como a variação da
eficiência da turbina para diferentes rotações, foram determinadas para três
valores de folga de topo associados à porcentagem de altura das pás da turbina:
3,0%, 5,5% e 8,0%. Foram utilizadas técnicas baseadas em determinação de
desempenho de turbomáquinas, via Meanline (1D) e Computational Fluid Dynamics
(CFD, 3D).
Os resultados das simulações numéricas, seguindo a
metodologia desenvolvida no presente trabalho, foram consistentes com os dados
experimentais da NASA, podendo assim ser estendidos para os estudos e pesquisas
relacionados a outras turbinas hidráulicas axiais.
O artigo é resultado de um trabalho integrado, que
começou no Programa de Iniciação Científica (IC), do 4º para o 5º anos da
Graduação em Engenharia Aeroespacial no ITA, e continuou sendo objeto de estudo
do aluno também no Estágio Curricular e no Trabalho de Graduação (TG), ambos no
5º ano. O mesmo tema também se estendeu no Programa de Mestrado do Ten. Eng.
Lindquist, finalizado em 03/2017.
Estão sendo preparados outros artigos, considerando a
turbina do booster com 2 e 6 estágios. Os resultados já foram obtidos. Foram
necessárias centenas de horas de CPU do cluster de computadores do Departamento
de Turbomáquinas do ITA, utilizando-se de técnicas de High Performance
Computing (HPC), nas simulações envolvendo a determinação numérica das equações
gerais da mecânica dos fluidos (continuidade, Navier-Stokes e energia). Além
disso, cálculos do escoamento turbulento 3D, considerando escoamento multifásico,
já estão sendo realizados no Departamento de Turbomáquinas do ITA, para melhor
investigação e entendimento das características do fenômeno da cavitação na
turbomáquina e seus efeitos no desempenho da turbina hidráulica axial do
booster de LOX do Space Shuttle.
O presente artigo científico, resultado de um TG que teve
o seu primeiro passo no Programa de IC do ITA, reforça a necessidade e a
importância da participação de alunos da Graduação do ITA no programa de IC. Ao
final, o produto do esforço, persistência e perseverança não se limita apenas à
conquista da publicação do artigo em periódico internacional de alta
circulação, mas principalmente à formação de recursos humanos altamente
qualificados, à sociedade. Para acessar a publicação, clique neste link.
Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Comentário: Muito bem eu parabenizo o Tenente Engenheiro
Luiz Henrique Lindquist Whitacker pela conquista pessoal e pelo reconhecimento internacional
nessa área de turbobombas para motores foguetes líquidos. Entretanto leitor,
vamos falar sério. Eu pergunto qual a motivação da Aeronáutica brasileira para
estimular a formação de um profissional como este? O Motor-Foguete Liquido L75
em desenvolvimento no IAE é uma piada é caminha para virar peça de museu antes
mesmo de ser usado. Além disso, na atual conjuntura politica não há esperança
nenhuma de que o conhecimento adquirido nesta área venha ser usado algum dia
pelo Brasil e isto pode fazer com que esses profissionais formados (civis e
militares) debandem para outros programas espaciais do mundo ou procurem outras
funções profissionais, resultando em perda de tempo, de recursos públicos e
demonstrado uma vez mais a nossa estupidez e falta de foco.
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