Consultor da NASA Fala Sobre Viagem Colaborativa ao Espaço; Leia Entrevista

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (15/06) no site “G1” do globo.com, destacando que consultor da NASA falou sobre viagem colaborativa ao espaço durante a realização da “Campus Party BSB”.

Duda Falcão

DISTRITO FEDERAL

Consultor da NASA Fala Sobre Viagem
Colaborativa ao Espaço; Leia Entrevista

Matthew F. Reyes fez palestra na Campus Party BSB, nesta quinta. Para ele,
é preciso mudar visão sobre exploração aeroespacial, pensar em
naves e robôs infláveis e financiamento coletivo.

Por Mateus Rodrigues,
G1 DF
15/06/2017 17h15
Atualizado 15/06/2017 17h15

(Foto: Mateus Rodrigues)
Consultor NASA, Matthew da F. Reyes,
fez palestra na Campus Party BSB.

Para um consultor estratégico da NASA com anos de experiência no Vale do Silício, como o norte-americano Matthew F. Reyes, os projetos de jovens programadores e empreendedores poderiam parecer "coisa de criança". Talvez por isso, a palestra desta quinta-feira (15) na Campus Party Brasília tenha atraído tanta atenção. Por quase uma hora, Reyes mostrou as possibilidade do "faça-você-mesmo" na exploração aeroespacial.

"Eu não sabia fazer satélites até começar a fazer e treinar", disse, no palco. "Se voltarmos ao espaço, seria interessante que nossas estações fossem modulares, de fácil construção." Em entrevista ao G1, depois da palestra, Reyes detalhou a ideia.

"Uma das coisas que não explorei no palco é que, quando comecei na NASA, isso não existia. Após uns dois anos, eu consegui trazer uma feira de makers [realizadores] dentro da NASA. Esse é o nível mais básico, e precisamos entender como isso torna os voos mais baratos".

As iniciativas tomadas por Reyes na NASA se assemelham a alguns projetos da Campus Party BSB. Ele conta que, há alguns anos, construiu um "fab lab" – laboratório livre de tecnologia compartilhada – dentro de uma das bases da agência norte-americana, em parceria com o MIT.

"Fui contratado para acompanhar um programa de estágio, e ajudar estudantes a resolver problemas tecnológicos nos projetos. O que eu via eram sempre os mesmos problemas, ano após ano. Então, montamos esse lab com impressoras 3D, serras, corte a laser, para que eles pudessem inovar e resolver as coisas mais rápido", diz.

Exploração Aeroespacial

Durante a palestra, Reyes mostrou alguns dos testes que podem alterar, por completo, a visão que temos da exploração aeroespacial nos próximos anos. Em vez de chapas pesadas de metal e roupas de baixa mobilidade, há desenvolvedores pensando em naves e robôs infláveis, de plástico resistente, e até em naves "pré-moldadas" cortadas na madeira.

"A NASA não conseguia fazer essas coisas por causa da burocracia, e porque entendia a falha como morte. Eles confundiam a vida dos astronautas com o hardware. Quando você dá um passo para trás, percebe que é diferente, e permite que as coisas deem errado sem surtar".

Reyes garante que todos os exemplos mostrados ao público da Campus Party Brasília – incluindo celulares e chips de pequeno porte lançados ao espaço – têm viabilidade comercial e econômica. A maior parte surgiu de financiamento coletivo, de pequenas startups americanas ou europeias.

Questionado sobre o dinheiro necessário para impulsionar esse tipo de pesquisa, Reyes afirma que os governos podem ser parceiros, mas rejeita a ideia de esperar financiamento público para colocar uma ideia em prática.

Colaboração Criativa

"A NASA não recebe tanto dinheiro, temos 0,1% do orçamento [dos Estados Unidos]. É tão pequeno, e meu papel é baratear os projetos. Se você cria um projeto, pode dizer ao governo: 'caramba, se eu tivesse uma base de lançamento, um foguete para testar', já é uma forma de começar. Há muito concreto, metal, infraestrutura pesada para o setor privado, que o governo pode absorver", afirma o consultor.

Além de toda a filosofia "faça-você-mesmo", Matthew Reyes diz acreditar em uma "colaboração criativa" para superar barreiras e ampliar as iniciativas de exploração espacial. Segundo ele, a grandiosidade do desafio é justamente o motor de propulsão para essa atitude cooperativa.

"Colaborar é um ato de humildade, é você admitir que não consegue fazer tudo. Quando falamos de algo muito difícil, que é ir ao espaço, as pessoas já partem desse ponto de humildade. As estrelas inspiram as pessoas", conclui Reyes.


Fonte: Site “G1” do globo.com – 15/06/2017

Comentário: Louvável esta palestra deste consultou da NASA e bem realista também, pois Programa Espacial se faz e se sempre se fez (mesmo na esfera governamental) com grande colaboração, sendo o Projeto APOLLO da NASA um grande exemplo disto. Entretanto o Sr. Reys vive em uma outra realidade bem diferente da realidade brasileira, onde o Egocentrismo continua sendo um grande problema, fruto de uma sociedade desastrosa que só pensa em seu próprio umbigo, ou seja, no eu, nunca no nós (há não ser em projetos pontuais como a exemplar Missão Garatea-L) e enquanto esta atitude não mudar jamais esta mudança de visão poderá ser empregada no Brasil com eficiência, infelizmente. No entanto, fico na torcida para que essa galerinha de Engenheiros Aeroespaciais e de outras áreas que estão sendo formados agora em nossas universidades possam entender isso definitivamente, e quem sabe assim sensibilizar investidores do mercado da importância em se apostar no setor espacial. Por enquanto, na atual conjuntura, acho muito difícil e bastante improvável que isso aconteça, mas não há como negar que missões como a Garatéa-L pode ajudar a mudar isso. Aproveitamos para agradecer ao leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. Thank you for this blog post, I've just discovered it. I appreciate your point of view!

    ResponderExcluir

Postar um comentário