Mobilização da Comunidade Científica é Fundamental Para Garantir Recursos, Diz Ministro

Olá leitor!

Segue abaixo nota postada ontem (26/09) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), destacando que mobilização da Comunidade Científica é fundamental para garantir recursos, disse o ministro Gilberto Kassab.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Mobilização da Comunidade Científica
é Fundamental Para Garantir
Recursos, Diz Ministro

Por ASCOM
Publicado 26/09/2017 - 15h00
Última modificação 26/09/2017 16h11

Foto: ASCOM/MCTIC
Gilberto Kassab conheceu as instalações
do INPE em Cachoeira Paulista (SP).

Na cerimônia em comemoração pelos 47 anos da unidade de Cachoeira Paulista (SP) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) defendeu a ampla mobilização da comunidade científica para garantir recursos para a ciência. “Durante 20 anos, não teremos recursos novos ou extraordinários no nosso país”, disse Kassab em referência à Lei do Teto de Gastos.

“Sempre que frequento uma comunidade de excelência, digo que, se não nos mobilizarmos, não vamos ter recursos. É fundamental definir com clareza o papel da ciência, da pesquisa e da inovação no nosso país. Porque tem esse teto, em que vamos brigar com todas as outras áreas do governo, que também são importantes. E ganha quem se mobilizar melhor”, advertiu o ministro.

Kassab ressaltou que o investimento em pesquisa e desenvolvimento é parte importante para recuperar a economia brasileira, que já vem dando sinais de melhora. Um dos meios para ampliar esse crescimento é o investimento no setor, como fez a Coreia do Sul no passado.

“Com a crise econômica, não há país no mundo que não tenha dado um destaque a esse setor depois que passou por um momento de dificuldades. Temos a Coreia do Sul, que, em pouco tempo, com investimentos nesse setor, conseguiu solucionar os seus graves problemas econômicos e, hoje, é um exemplo para todo o mundo. E não tem porque o Brasil não ter a mesma conduta e, com certeza, ter os mesmos resultados.”

Referência Mundial

O ministro também destacou o trabalho desenvolvido pelo Inpe. “No campo da meteorologia e das outras atividades aqui realizadas, o Inpe tem uma ação de excelência, reconhecida em todos os cantos do planeta. E precisamos daquilo que aqui se faz e valorizar os recursos humanos que aqui se encontram, para que eles estejam preparados para continuar fazendo do Brasil um país de perspectivas”, afirmou.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)

Comentário: Curioso isso, Kkkkkkkk. Pois é leitor, até mesmo quem não merece tanta confiança reconhece a passividade da Comunidade Científica. Venho dizendo há anos que com essa postura de pedinte, jamais o setor de C&T será prioridade neste país. Ou vocês amadurecem e vão à luta ou vão continuar sendo manipulados ao bel prazer e necessidade desses POPULISTAS de merda e vivendo de migalhas. 

Comentários