INPE Promove Capacitação Gratuita Para Uso de Aplicativo de Previsão de Tempestades

Caro leitor!

Segue agora abaixo leitor uma notícia postada ontem (13/09) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto está promovendo capacitação gratuita para uso de aplicativo de previsão de tempestades.

Duda Falcão

INPE Promove Capacitação Gratuita Para Uso
de Aplicativo de Previsão de Tempestades

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017

Estão abertas as inscrições para o curso “Previsão Imediata de Tempestades – Utilização do app SOS Chuva”, que será realizado no dia 6 de novembro, das 9h às 17h, no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em Cachoeira Paulista (SP).

O curso é gratuito, porém as vagas são limitadas. Os interessados devem realizar inscrições pelo email treinamento.urc@inpe.br.

Aberto à sociedade em geral, profissionais da indústria, agricultura, cooperativas, defesa civil etc., o curso irá capacitar pessoas na utilização do app SOS Chuva, destinado à previsão de tempo a curtíssimo prazo (para próximos minutos e horas).

Não há necessidade de conhecimento prévio sobre os assuntos abordados na programação. Os participantes devem levar um celular ou tablet Android ou iOS.

Serão abordados os seguintes temas: previsão imediata de tempo; o que é imagem de satélite?; o que é um radar meteorológico?; visão geral de raios; utilização do site do SOS Chuva; utilização do app SOS Chuva. Também está programada uma visita às instalações do CPTEC/INPE.

O curso será ministrado pelos pesquisadores Luiz Augusto Toledo Machado (coordenador do projeto SOS Chuva), Izabelly Carvalho e Luiz Eduardo Guarino.

SOS Chuva

O aplicativo é um dos resultados do projeto CHUVA, realizado pelo INPE para estudar os diferentes regimes de chuva do país, contando com uma série de instrumentos para medidas atmosféricas. A ferramenta fornece para a população informações sobre a ocorrência de raios, rajadas de vento e chuvas de granizo, entre outras. Além de reduzir o número de mortes causadas por deslizamentos de terra e inundações, os dados podem ser aplicados para expandir a agricultura de precisão, diminuindo os prejuízos provocados por eventos extremos.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários