O Caso do VSB-40 - Novo Foguete ou Erro de Digitação


Olá Leitor!

Dias atrás, postei aqui no blog uma nota onde expressava minha dúvida quanto à descrição de um dos projetos do IAE que será apresentado durante a realização do “4º SIPP&D - Seminário Institucional de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais”.

A minha dúvida foi gerada quando ao ler a descrição do citado projeto o mesmo relatava: “O objetivo desse projeto é a implantação da técnica PSP no Túnel Transônico Piloto (TTP) do IAE para realização de ensaios em modelos de veículos de sondagem VS-30, VS-40 e/ou “VSB-40”, para regimes de número de Mach de 0,2 a 1,6”

Acontece leitor que até onde sabemos, não existe um foguete VSB-40. O autor estaria se referindo a um projeto de um novo foguete em conjunto com os alemães? Seria um novo projeto do IAE? Ou seria um erro de digitação do autor do texto? Ele estaria se referindo ao VSB-30 e digitou errado?

Com a dúvida gerada, procurei ajuda no fórum Defesa Brasil (normalmente muito bem informado) e prontamente recebi a resposta do forista “Leandro G. Card” que sugeriu que eu entrasse em contato com o IAE via e-mail.

Sendo assim, enviei um e-mail para o instituto e para a organização do evento, esperando que essa dúvida pudesse ser esclarecida. No período que passei aguardando a resposta o IAE e dos organizadores do simpósio (resposta que até o momento não chegou) busquei outras fontes de informação, pois não poderia correr o risco de ficar e nem permitir que os leitores do blog não obtivessem qualquer posição sobre a questão.

Portanto, entrei em contato com um engenheiro aeronáutico que conheço e o mesmo buscou a informação junto a um outro engenheiro que trabalha no IAE. O tal engenheiro enviou ao meu amigo um e-mail esclarecendo:

“O que posso lhe adiantar é que, segundo comenta-se, o VS-40 é um foguete de sondagem com um bom sucesso junto aos alemães, assim como o VSB-30... porém, há a necessidade de um foguete de maior porte com as mesmas características dakeles usados pelo DLR. Assim estão "adaptando" o VS-40 para cumprir a missão dos alemães, mas não está sendo feito em conjunto com o DLR não”.

Bom, pelo que pude entender a resposta do engenheiro sugere a possibilidade da existência desse projeto do VSB-40, mas o mesmo não estaria sendo desenvolvido em conjunto com os alemães (como foi o caso do VSB-30) e sim desenvolvido pelo IAE para o uso dos germânicos.

No entanto, fica a critério de cada leitor o entendimento desse assunto até que o próprio IAE possa esclarecer o mesmo. De minha parte, fico aguardando na esperança de uma posição oficial do Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Duda Falcão

Comentários