Baia de Controle do VLS

Um desses gargalos é a “Baia de Controle” que fica localizada acima do terceiro estágio do VLS e tem a função de controlar o rolamento (Roll axis) do veículo durante o funcionamento do segundo e do terceiro estágio. Isso é obtido com o acionamento de dois propulsores simultaneamente, opostos entre si, gerando assim um momento binário contrário ao rolamento do veículo.
Seus componentes principais são:
• 4 Propulsores de 400N
• Tanques (Combustível e Oxidante) e Filtros
• Reservatório de Gás
• Válvulas Pirotécnicas, Válvulas Reguladoras e Válvulas de Alívio
• Estrutura
Os propulsores a propelente líquido de 400N que estão em desenvolvimento para a “Baia de Controle”, são o resultado de uma cooperação entre o IAE/CTA e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sendo que os componentes desses motores foram fabricados no parque industrial de São José dos Campos.

Modelo de Desenvolvimento do Propulsor

Modelo de Vôo do Propulsor
Características do motor:
• Empuxo: 400N
• Propelente: UDMH/NTO
• Is: 2800 m/s
• Tempo de funcionamento em Vôo: 150s
Duda Falcão
Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE
Comentário: Como o leitor pôde notar, o IAE segue na sua trajetória em busca das tecnologias sensíveis para alcançarmos a auto-suficiência na área espacial. A expectativa de todos dentro do programa espacial é realizar o primeiro vôo tecnológico do foguete remodelado em dezembro de 2010, o segundo em 2011 e finalmente em 2012 fazermos o primeiro vôo com um satélite abordo.
• Empuxo: 400N
• Propelente: UDMH/NTO
• Is: 2800 m/s
• Tempo de funcionamento em Vôo: 150s
Duda Falcão
Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE
Comentário: Como o leitor pôde notar, o IAE segue na sua trajetória em busca das tecnologias sensíveis para alcançarmos a auto-suficiência na área espacial. A expectativa de todos dentro do programa espacial é realizar o primeiro vôo tecnológico do foguete remodelado em dezembro de 2010, o segundo em 2011 e finalmente em 2012 fazermos o primeiro vôo com um satélite abordo.
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