Motor de Propulsão Líquida L5 do IAE
Em busca leitor por maiores informações sobre o desenvolvimento no Brasil de motores de propulsão líquida, encontrei essa pequena nota postada no Jornal Montenegro de novembro/dezembro de 2005 falando sobre os primeiros ensaios em banco de provas do motor foguete L5, já abordado aqui no blog.
Duda Falcão
IAE Realiza Primeiro
Ensaio de Motor-Foguete
com Propelente Líquido
No dia 17 de novembro, foram realizados, com sucesso, nas instalações da ASE-PLP do IAE, os primeiros ensaios a quente do motor-foguete a propelente líquido de 5 kN de empuxo, denominado L5. Este motor foi projetado com a finalidade de substituir o atual propulsor do quarto estágio do VLS-1.
Os ensaios contaram com a participação das equipes da Divisão de Sistemas Espaciais (ASE), da Divisão de Integração e Ensaios (AIE) e do Serviço Setorial de Segurança do Trabalho do IAE (ADAST).
Além da obtenção dos parâmetros de desempenho do motor L5, esses primeiros ensaios permitiram avaliar o comportamento dos diversos sistemas do banco de provas submetidos a condições extremas.
Os conhecimentos e resultados obtidos com esse motor podem ser aplicados diretamente nos projetos de desenvolvimento de veículos lançadores futuros, representando ganho significativo na capacidade de cargas úteis e na precisão de inserção das mesmas em órbita, quando comparado com o VLS-1. Todos os conceitos e modelos qualificados terão aplicação direta e imediata no projeto subseqüente, compondo um conjunto coerente de atividades que levarão ao domínio da tecnologia de propulsores líquidos pressurizados.
Fonte: Jornal Montenegro Novembro/Dezembro de 2005 - Número 71 - Pág. 4
Comentário: O desenvolvimento desse tipo de motor no Brasil é essencial para o projeto VLS e Cruzeiro do Sul. Além do motor foguete L5, o Brasil já desenvolveu o motor L15 e esta desenvolvendo o motor L75 para equipar o futuro foguete VLS Alfa.
Comentários
Postar um comentário