Trump Ordena Flexibilização de Regulamentações Espaciais em Vitória Para Elon Musk

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily

No dia de hoje (14/08), o portal Space Daily noticiou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva na quarta-feira (13) flexibilizando as regulamentações para a indústria espacial privada, incluindo a eliminação de algumas revisões ambientais, em uma medida que provavelmente agradará seu ex-conselheiro Elon Musk.
 
De acordo com a nota do portal, a ordem executiva, que afirmou ter como objetivo "aumentar substancialmente" o número de lançamentos espaciais nos Estados Unidos, foi descrita por um grupo ambientalista como "imprudente".
 
Desde seu retorno à Casa Branca em janeiro, Trump tem promovido diversas missões espaciais, incluindo o envio de humanos à Lua e a Marte.
 
As missões para a Lua e Marte estão planejadas para serem lançadas com o foguete gigante Starship, da empresa privada de Musk, a SpaceX.
 
No entanto, o Starship tem enfrentado uma série de contratempos, com seu mais recente teste rotineiro terminando em uma explosão em junho.
 
A SpaceX domina o mercado global de lançamentos, com seus foguetes de vários tamanhos decolando mais de 130 vezes no ano passado — e esse número deve aumentar após a ordem executiva de Trump.
 
"É política dos Estados Unidos promover a grandeza americana no espaço, permitindo um mercado de lançamentos competitivo e aumentando substancialmente o ritmo de lançamentos espaciais comerciais até 2030", diz a ordem.
 
A mudança pode beneficiar Musk, que há muito defende a desregulamentação da indústria espacial. O homem mais rico do mundo foi anteriormente um conselheiro próximo de Trump, antes de os dois terem um rompimento dramático e público em julho.
 
A ordem executiva também solicitou ao secretário de Transportes, Sean Duffy — que estava presente na assinatura e atualmente é administrador da NASA — "eliminar ou agilizar as revisões ambientais do Departamento de Transportes" para lançamentos.
 
A SpaceX tem sido repetidamente criticada pelo impacto ambiental nos locais de onde o Starship, o maior e mais poderoso foguete da história, é lançado.
 
A organização sem fins lucrativos Center for Biological Diversity, com sede nos EUA, disse que a nova ordem executiva de Trump "abre caminho para a destruição massiva de plantas e animais protegidos."
 
"Essa ordem imprudente coloca pessoas e a vida selvagem em risco devido a empresas privadas que lançam foguetes gigantes que frequentemente explodem e causam devastação nas áreas ao redor", disse Jared Margolis, do centro, em um comunicado.
 
Os sonhos de Musk de colonizar Marte dependem do sucesso do Starship, e a SpaceX tem apostado que sua filosofia de "falhar rápido, aprender rápido" trará resultados no futuro.
 
A Administração Federal de Aviação aprovou um aumento no número anual de lançamentos do foguete Starship, de cinco para 25, no início de maio, afirmando que o aumento de frequência não afetaria negativamente o meio ambiente.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários