A Tripulação da Futura 'Missão Artemis II' Já Está Treinando a Bordo da Espaçonave Orion Que Irá Pra Lua em 2026
Prezados leitores e leitoras do BS!
Crédito: NASA/Rad Sinyak
No dia de ontem (04/08), o portal da NASA anunciou que a primeira tripulação escalada para voar na Espaçonave Orion durante a Missão Artemis II ao redor da Lua, prevista para o início do próximo ano, entrou na nave para um treinamento de vários dias no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. A tripulação vestiu seus trajes espaciais em 31 de julho e embarcou na Orion para treinar e vivenciar algumas das condições que enfrentarão durante a missão.
De acordo com a nota do portal, os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, juntamente com o astronauta canadense Jeremy Hansen (CSA), participaram de um teste com trajes espaciais e de um teste de interface de equipamentos da tripulação, realizando atividades simuladas do dia de lançamento e em órbita dentro da Orion.
“Daqui a cerca de seis meses, os astronautas da Artemis II viajarão ao redor da Lua pela primeira vez em 53 anos”, disse Duffy. “Os Estados Unidos se uniram por trás do programa Apollo porque ele representava o que há de melhor em nós — agora é a vez de Artemis. Eles não estão apenas carregando uma bandeira — estão carregando o orgulho, o poder e a promessa dos Estados Unidos da América.”
Com a Orion ligada, o teste com trajes espaciais foi uma representação fiel do que a tripulação pode esperar no dia do lançamento. O dia começou com a tripulação vestindo seus trajes espaciais no Edifício de Suporte de Operações Múltiplas do espaçoporto, embarcando nos veículos de transporte da tripulação com emissão zero, e entrando na Orion, que está atualmente instalada na Instalação de Processamento de Múltiplas Cargas, onde os engenheiros carregaram os propelentes ao longo de várias semanas.
Uma vez a bordo da Orion, a tripulação realizou várias atividades do dia de lançamento, incluindo verificação de comunicações e testes de vedação dos trajes. Pela primeira vez, a tripulação foi conectada à espaçonave e aos seus sistemas de comunicação e controle de vida, com todos os cabos umbilicais conectados enquanto a espaçonave operava em plena potência.
As equipes simularam diversas condições de solo e de voo para dar à tripulação mais experiência em gerenciar situações em tempo real. Algumas das atividades simularam cenários nos quais a tripulação precisava lidar com possíveis problemas no espaço, como vazamentos e falhas no ventilador do sistema de revitalização do ar, que é necessário para fornecer oxigênio e remover dióxido de carbono da cabine. Ter essa experiência prática e aprender como agir rapidamente diante de desafios potenciais durante o voo ajuda a garantir que a tripulação esteja pronta para qualquer situação.
O teste oferece aos astronautas a oportunidade de treinar com o hardware real que usarão no voo, permitindo que eles e as equipes de apoio se familiarizem com os equipamentos em configurações muito próximas às do voo. Também permite que as equipes verifiquem a compatibilidade entre os equipamentos e sistemas com os procedimentos dos controladores de voo, podendo fazer ajustes finais antes do lançamento.
“Isso representa a imensa quantidade de trabalho que nossas equipes de operações e desenvolvimento investiram para garantir que estamos prontos para o lançamento”, disse Quinn. “Eles planejaram cada operação com perfeição — e agora colocamos isso à prova.”
Trocando os trajes espaciais por vestimentas de sala limpa para o teste de interface de equipamentos da tripulação, e com a espaçonave desligada, a tripulação também realizou diversas atividades que provavelmente ocorrerão em voo e conduziu verificações adicionais de equipamentos. Eles praticaram a remoção e o armazenamento dos apoios para os pés nos assentos do piloto e do comandante, o que permitirá mais espaço aberto na cabine após o lançamento. Também acessaram os armários de armazenamento e se familiarizaram com as câmeras, cabos e suportes associados, além do hardware do sistema de controle ambiental e suporte à vida.
Além da experiência prática com o hardware que usarão no espaço, eles também se prepararam para a vida no espaço profundo, revisando etiquetas da cabine, arranjos para dormir, listas de verificação e o compartimento de higiene.
Por meio do programa Artemis, a NASA enviará astronautas para explorar a Lua, promovendo descobertas científicas, benefícios econômicos e estabelecendo a base para as primeiras missões tripuladas a Marte — para o benefício de todos.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!



Comentários
Postar um comentário