SpaceX Adia a Décima Tentativa de Lançamento do Starship Após Problema nos Sistemas de Solo

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Credito da Imagem: C&J Images
Imagem de arquivo da Starship antes de um teste de lançamento anterior.

No dia de ontem (24/08), o portal Space Daily noticiou que a SpaceX adiou o décimo voo de teste planejado de seu Megafoguete Starship, citando um problema nos sistemas de solo que forçou a interrupção da contagem regressiva neste domingo na base Starbase, no sul do Texas.
 
“Cancelando o décimo voo do Starship hoje para permitir tempo para investigar um problema com os sistemas de solo”, publicou a empresa na rede social X. O lançamento do gigantesco foguete estava programado para as 18h30 no horário local (23h30 GMT).
 
A missão tinha como objetivo fazer com que o estágio superior do Starship completasse um voo de meio mundo antes de cair no Oceano Índico. Diferentemente das tentativas anteriores, a SpaceX não planejava tentar recuperar o propulsor usando os braços “hashi” da torre de lançamento.
 
O cancelamento ocorre após uma série de falhas de grande repercussão em 2025. Três testes do estágio superior terminaram em explosões, enquanto um teste de ignição estática separado, em junho, destruiu outro veículo na plataforma. Os atrasos levantaram dúvidas sobre a capacidade do foguete mais poderoso do mundo de alcançar confiabilidade.
 
Analistas afirmam que a pressão sobre a SpaceX está aumentando. “Acho que há muita pressão sobre esta missão”, disse anteriormente Dallas Kasaboski, da Analysys Mason. “Tivemos tantos testes e ainda não se mostrou confiável — os sucessos não superaram as falhas.”
 
Will Lockett, ex-engenheiro que se tornou comentarista, argumentou que o próprio design pode ter falhas, observando que os esforços para tornar o Starship mais leve, a fim de aumentar sua capacidade de carga, podem estar contribuindo para uma fragilidade estrutural.
 
Apesar do crescente escrutínio e das objeções ambientais, a SpaceX está acelerando a produção do Starship, construindo nova infraestrutura na Flórida e posicionando o veículo como eventual substituto dos foguetes Falcon. A NASA continua contando com uma versão derivada para seu módulo lunar do programa Artemis.
 
Se você é um entusiasta do espaço e quer continuar acompanhando a saga desse “trambolho espacial” da SpaceX, recomendamos que o faça em português pelo link abaixo do canal Homem do Espaço, do nosso parceiro Junior Miranda — uma verdadeira Enciclopédia do Espaço! Fiquem ligados!
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários