MLBR Responde Pergunta de Entusiasta do BS: a "carga (dos motores) do Microlançador está prevista para ser realizada pelo DCTA"

Olá, Entusiasta do BS!


Em atendimento ao questionamento de um dos nossos entusiastas, a comunicação do Projeto MLBR nos respondeu hoje (26/08/2025) que “a carga (dos motores) do Microlançador está prevista para ser realizada pelo DCTA”.

DCTA ou Avibras? (Créditos BS, auxiliado por IA)

A resposta veio para esclarecer uma dúvida levantada por um de nossos entusiastas, que nos perguntou: “Gostaria de saber se, com a volta da Avibras, eles irão encher os motores aqui no Brasil ou na Índia. Vocês têm notícias deles?...”

Segue abaixo a pergunta completa do entusiasta:

Comentário / Pergunta do Entusiasta (Crédito BS)

A colocação do entusiasta faz todo sentido, pois, até onde se sabe, somente a Avibras possuía (ou ainda possui) instalações e equipamentos capazes de carregar motores do porte do Nauru 90 (com 110 cm de diâmetro) ou superiores, como o S50 (com 150 cm de diâmetro).

Quanto à possibilidade de carregamento dos motores na Índia, mencionada pelo entusiasta, esse foi justamente um dos pontos abordados pelo BS ("Plano F") em nossa live com o Sr. Ralph Correa, realizada em 10 de junho de 2025 (veja aqui), quando discutimos a Revisão Crítica de Design (CDR) do MLBR, ocorrida no final de maio de 2025.

Na ocasião, levantamos a hipótese de que o “plano A” — o carregamento dos motores com apoio do DCTA — pudesse não ser factível. Questionado sobre a falta de condições do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Usina Cel. Abner para realizar os procedimentos de carregamento e testes estáticos dos motores do MLBR, Ralph Correa afirmou que o DCTA havia recebido recursos financeiros para corrigir os problemas de infraestrutura desses ativos. Contudo, quando questionado pelo BS sobre como os prazos das obras se compatibilizariam com o cronograma do projeto MLBR, não deu uma resposta precisa.

A resposta oficial do Projeto MLBR foi a seguinte:

“O MLBR não descarta, em demandas futuras, a possibilidade de estabelecer parcerias com a Avibras ou com outras instituições para o carregamento dos motores, desde que devidamente qualificadas para a tarefa. Para o primeiro voo, entretanto, a operação de carga do Microlançador está prevista para ser realizada pelo DCTA, instituição com a qual as tratativas já estão bem encaminhadas.” (Projeto MLBR)

Agradecemos à comunicação do Projeto MLBR pela prontidão em responder ao nosso questionamento, trazendo mais clareza sobre esse ponto relevante do desenvolvimento do microlançador. Nosso agradecimento especial também ao entusiasta que levantou a dúvida, contribuindo para enriquecer o debate e fortalecer a troca de informações dentro da comunidade BS.


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