sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Radioamador Experimental Visita AEB Após Decodificar Dados do SERPENS-1

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota da postada hoje (20/11) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o radiamador Edson Wander Pereira visitou dia 17/11 a sede de nossa Agencia Espacial de Brinquedo.

Duda Falcão

Radioamador Experimental Visita AEB
Após Decodificar Dados do SERPENS-1

Coordenação de Comunicação Social – CCS

Foto: Valdivino Jr/AEB
O radioamador Edson Pereira recebeu da professora Chantal
um transmissor para atividades com o Serpens, quando de seu
encontro com o presidente da AEB, José Raimundo Braga
.

Brasília, 20 de novembro de 2015 – A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu na terça-feira (17) a visita do radioamador Edson Wander Pereira, o primeiro a receber e decodificar os dados enviados pelo cubesat SERPENS-1.

O nanossatélite foi lançado em órbita a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), dia 17 de setembro último. O radioamador está em Brasília (DF) para participar do 7º Encontro de Ciência e Tecnologia (ECT – FGA) que termina hoje (20) no Campus Gama da Universidade de Brasília (UnB).

Pereira mora em Pardinho (SP) e em sua visita enfatizou a importância da disseminação do conhecimento para radioamadores e estudantes que tenham interesse em nanossatélites.

“O radioamador experimental é uma atividade que colabora gratuitamente com os projetos de nanossatélites. Essa ação conjunta faz com que o desenvolvimento dos cubesats em escolas e universidades seja promovido por haver mais possibilidades de troca de dados transmitidos por estes nanos”, diz Pereira.

No encontro com o presidente da Agência, José Raimundo Braga, Pereira recebeu da professora Chantal Capeletti, da UnB e coordenadora do Programa SERPENS, um transmissor que pode ser usado para enviar dados ao satélite e fazer testes com sua carga útil.

Esse equipamento faz parte do seguimento de solo da missão e foi produzido em número limitado, mas será distribuído entre radioamadores experimentais com atuação na área e entre as instituições participantes do consórcio do nanossatélite.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: O triste é que na foto acima o único que realmente merece algum reconhecimento é o radiamador Edson Wander Pereira, por ter cumprido com competência o que se propôs a fazer, já os outros dois apenas compõem a foto querendo aparecer. Uma pena, afinal quem deveria estar nesta foto ao lado do radioamador eram os estudantes que salvaram este projeto e não um banana e uma coordenadora que atrapalhou mais do que ajudou. Mas enfim... no Brasil é assim, sempre dando credito a quem não merece. Não é por acaso que temos um país de merda e continuaremos tendo ainda por muito tempo. O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza ao radioamador Edson Wander Pereira pelo reconhecimento de seu trabalho. Well Done Edson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário