Dissertação Sobre o PEB é Defendida Com Exito na UFSC

Olá leitor!

Você se lembra de um professor chamado Júlio César Guedes Antunes? Caso não, talvez se lembre de uma nota intitulada Alunos de Informática do IFNMG Lançam Cápsula no Espaço”, postada aqui no Blog em 14 de novembro de 2011.

Pois então leitor, o Prof. Júlio César Guedes Antunes realizou em 29 de setembro passado a defesa de sua dissertação de mestrado em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vale dizer que esta dissertação teve como título "Programa Espacial Brasileiro: Uma Análise do Impacto Social", onde seu autor aborda a problemática do impacto social a partir da perspectiva de "campo" do Pierre Bourdieu, analisando os quatro principais atores que compõem o setor espacial brasileiro: Governo, Academia, Indústria e Sociedade Civil.

Segundo o Prof. Júlio, sua apresentação transcorreu muito bem e o trabalho foi extremamente bem aceito, sendo até recomendado para publicação de imediato.

“Dediquei o trabalho à memória do meu amigo Prof. Sergey Victorovich Andreev (1968-2013) que faleceu há dois anos em decorrência de leucemia. Ele era professor de sistemas de propulsão na Universidade Federal Espacial de Samara, na Rússia - local que forma os grandes engenheiros do Programa Espacial daquele país. Sergey era um professor entusiasta da exploração espacial e conseguiu uma vasta gama de amigos mundo afora através das redes sociais. Foi ele o responsável por gerar meu interesse acadêmico no estudo de mísseis e foguetes. Criou uma verdadeira enciclopédia da exploração espacial russa/soviética”, completou o professor mineiro.

Prof. Dsc. Sílvio Cário, Profa. Dsc. Caroline Jacques,
o Prof. Júlio,, Profa. Dsc. Maria Soledad Orchard
(sua orientadora) e o Prof. Dsc. Ari Minella
(da esquerda para a direita)

Com a conclusão do seu mestrado, o Prof. Júlio poderá finalmente dar prosseguimento ao Projeto AERIS, e ele já está planejando um voo para o primeiro semestre de 2016.

O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza o Prof. Júlio César Guedes Antunes pela defesa de sua dissertação e deseja-lhe desde já sucesso em sua carreira e na continuidade do Projeto AERIS. Quem sabe assim o professor possa nos fazer um favor, enviando ao espaço em sua próxima missão do Projeto AERIS o logo de nosso querido BLOG. Sucesso sempre Prof. Júlio.

Duda Falcão

Comentários