Reunião do BRICS Discute Cooperação e Financiamento à Pesquisa

Olá leitor

Segue abaixo uma notícia postada ontem (27/10) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que no dia de hoje (28/10) será realizado em Moscou (RUS) a "3ª Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS".

Duda Falcão

Reunião do BRICS Discute Cooperação
e Financiamento à Pesquisa

MCTI


Brasília, 27 de outubro de 29015 – A 3ª Reunião de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se realiza amanhã (28) em Moscou, na Rússia. No encontro, está previsto o lançamento do Plano de Trabalho do BRICS em Ciência, Tecnologia e Inovação para o período 2015-2018.

O plano estabelece cinco áreas prioritárias para cooperação entre os países: Tecnologias Geoespaciais e suas Aplicações para o Desenvolvimento; Astronomia; Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Recursos Hídricos e Tratamento de Poluentes; Energias Novas e Renováveis e Eficiência Energética.

O Plano prevê ainda a criação do Fórum de Jovens Cientistas, com a primeira reunião marcada para março de 2016, além de dois grupos de trabalho para discutir o financiamento à ciência, tecnologia e inovação e as grandes infraestruturas de pesquisa.

Também está previsto o lançamento da Plataforma de Redes de Pesquisa e Inovação do BRICS, que objetiva facilitar a colaboração de pesquisadores dos cinco países e contribuir para o aumento da participação de empresários, academia e outros atores no desenvolvimento da C,T&I.

O Plano de Trabalho também estabelece o lançamento de Chamadas Multilaterais Conjuntas para Projetos de Pesquisa nas áreas prioritárias e de Chamadas Conjuntas em Inovação, para gerar novos conhecimentos, produtos, serviços e processos inovadores nos países do grupo, com foco na cooperação entres empresas e indústrias.

Na Reunião Ministerial se realizam ainda a Cúpula Global das Universidades do BRICS, o Open Innovation Forum e sessão sobre Desenvolvimento da Inovação, que tem a participação do primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Celso Pansera, será representado pelo chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI, embaixador Carlos Henrique Cardim.

Ao final do encontro, os cinco países assinam a Declaração de Moscou de Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Então quer dizer que a reunião será entre os Ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do BRICS e o único que não vai comparecer pessoalmente no evento enviando um assessor é justamente o ministro da Republica das Bananas?

Comentários

  1. Administrar um restaurante é difícil, oras!

    ResponderExcluir
  2. Nada é mais importante para o Brasil que o vls.. ciclo completo de conquista do espaço!
    Sem isso... nada tem importância significativa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário