Operação O-STATES

DESCRIÇÃO DA CAMPANHA

Operação: O-STATES-1 (primeira etapa)
Foguete: VS-31/ Inproved Orion V01
Numero do vôo do foguete: 01
Data de lançamento: 02/10/2015
Horário: 07:30 h (horário local)
Apogeu do vôo: 246,62 km
Alcance: 61,5 km
Local: Centro de Lançamento de Esrange (Suécia)
Objetivo: lançar o experimento “O-STATES-1” composto por sensores ópticos e elétricos para detecção de oxigênio entre 80 e 240 km de altitude em seus diferentes estados, para assim estender a nossa compreensão dos mecanismos na atmosfera superior e caracterizar técnicas de sensoriamento remoto.
Resultado: Sucesso Absoluto.

Carga Últil Embarcada

- Experimento “Oxygen Species and Thermospheric Airglow in The Earth's Sky (O-STATES-1)”

Operação: O-STATES-2 (segunda etapa)
Foguete: VS-31/ Inproved Orion V02
Numero do vôo do foguete: 02
Data de lançamento: 19/10/2015
Horário: 16:09 h (horário local)
Apogeu do vôo: 243,6 km
Alcance: 71,km
Local: Centro de Lançamento de Esrange (Suécia)
Objetivo: lançar o experimento “O-STATES-2” composto por sensores ópticos e elétricos num período de condição geomagnética oposta ao primeiro lançamento, para detecção de oxigênio entre 80 e 240 km de altitude em seus diferentes estados, para assim estender a nossa compreensão dos mecanismos na atmosfera superior e caracterizar técnicas de sensoriamento remoto.
Resultado: Sucesso Absoluto.

Carga Últil Embarcada

- Experimento “Oxygen Species and Thermospheric Airglow in The Earth's Sky (O-STATES-2)”

Instituições Diretamente Envolvidas

SNSB - Swedish National Space Board
SSC - Swedish Space Corporation
MISU - Department of Meteorology at Stockholm University
IRS - Institute of Space Systems at Stuttgart University
TUG - Technical University Graz

Instituições Indiretamente Envolvidas

AEB - Agência Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço

Missão O-STATES-1 - Primeira Etapa – 02/10/2015
Foguete VS-31/Improved Orion V01

No dia 02/10 foi realizado com sucesso às 07:30 h (horário local), o lançamento do foguete brasileiro “VS-31/Improved Orion V01”, da Base de Esrange, na Suécia, para assim atender a Missão O-STATES (Oxygen Species and Thermospheric Airglow in The Earth's Sky), missão esta que é patrocinada pelo Swedish National Space Board (SNSB).

O veículo atingiu o apogeu de 246,62 km transportando a carga útil O-STATES-1, com instrumentos fornecidos por três instituições, sendo uma sueca e duas alemãs (veja acima). A carga útil foi recuperada a 61,5 km de distância do sítio de lançamento (dentro da área de resgate prevista), sendo que a sua área de impacto ocorreu a leste da aldeia de Pulsujärvi, aldeia esta que fica localizada dentro da área de impacto da Base de Esrange.


A Operação O-STATES teve como objetivo carregar sensores ópticos e elétricos para detecção de oxigênio entre 80 e 240 km de altitude em seus diferentes estados, para assim estender a nossa compreensão dos mecanismos na atmosfera superior e caracterizar técnicas de sensoriamento remoto.

Vale destacar que este foi o primeiro voo deste novo foguete brasileiro, foguete este composto em seu primeiro estágio pelo motor-foguete sólido S31 desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e que é muito utilizado como o primeiro estágio do conhecidíssimo foguete brasileiro VSB-30, e em seu segundo estágio pelo motor-foguete sólido Improved Orion de origem norte-americana.

VÍDEO:


Lançamentos das missões O-STATES 1 e 2.

FOTOS:

Fotos: Krister Sjölander, Theresia Hestad e do IAE
Camisa com o Logo da missão
O Sr. Krister Sjölander - Gerente do Projeto
A bela Theresia Hestad
O motor-foguete sólido S31
Equipe da Missão
Recuperação da carga útil da missão

Missão O-STATES-2 - Segunda Etapa – 19/10/2015
Foguete VS-31/Improved Orion V02

Já no dia 19/10 foi realizado também com sucesso o lançamento do segundo foguete desta operação, ou seja, o “VS-31/Improved Orion V02”, lançamento este ocorrido às 16:09 h (horário local) também da Base de Esrange, na Suécia.

O veículo atingiu o apogeu de 243,6 km transportando a carga útil O-STATES-2, com os mesmo instrumentos fornecidos pelas três instituições da Suécia e da Alemanha. A carga útil foi também recuperada a 71 km de distância do sítio de lançamento, dentro da área de resgate prevista.

Vale lembrar que a Operação O-STATES teve como objetivo carregar sensores ópticos e elétricos para detecção de oxigênio entre 80 e 240 km de altitude em seus diferentes estados, para assim estender a nossa compreensão dos mecanismos na atmosfera superior e caracterizar técnicas de sensoriamento remoto.

Vale destacar também que este foi o segundo voo deste novo foguete brasileiro, foguete este composto em seu primeiro estágio pelo motor-foguete sólido S31 desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e em seu segundo estágio pelo motor-foguete sólido Improved Orion de origem norte-americana.

FOTOS DA CAMPANHA:

Fotos: Krister Sjölander e Theresia Hestad
O Sr. Krister Sjölander - Gerente do Projeto
(lado direito da foto)
A bela Theresia Hestad
(uma gracinha)
Recuperação da carga útil da missão

Comentários

  1. O que tem a ver o lançamento, com comentários como "Gracinha". Isso tira a seriedade da participação Brasileira. Morei 4 anos na Espanha. Diferentemente das Brasileiras, as Européias não gostam de serem tratadas como objeto sexual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ageu!

      Perdoe-me, mas em momento algum tratei a jovem Theresia Hestad como objeto, e muito menos sexual, apenas reconheci a beleza física dela. Outra coisa, em nada o meu reconhecimento da beleza da jovem Theresia tira a seriedade da participação brasileira na missão. De onde você tirou esta ideia? Enfim...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário