sexta-feira, 26 de junho de 2015

Olimpíada Brasileira de Robótica Reúne Alunos de 60 Escolas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (26/06) no site da Agência FAPESP, destacando a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) reunirá nos dias 26 e 27/06 alunos de 60 escolas de 28 cidades paulistas.

Duda Falcão

Notícias

Olimpíada Brasileira de Robótica
Reúne Alunos de 60 Escolas

Agência FAPESP
26 de junho de 2015

(Foto: FEI/Divulgação)
A competição terá duas modalidades, uma com prova teórica
para alunos do ensino fundamental e outra com prova prática
para alunos do ensino médio.

Nos dias 26 e 27 de junho serão realizadas as etapas regionais da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2015, no Centro Universitário da FEI.

Participam cerca de 800 estudantes de 60 escolas de 28 cidades de São Paulo. A competição terá duas modalidades, uma com prova teórica para alunos do ensino fundamental e outra com prova prática para alunos do ensino médio.

O desafio da prova prática consiste no resgate de vítimas de um desastre, simulado em um ambiente hostil, feito por robôs autônomos construídos pelos próprios alunos. Os robôs precisam cumprir a missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios, como atravessar terrenos desconhecidos e desviar de escombros.

Segundo Flávio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI e representante estadual da OBR, o mercado de robótica está em expansão no país e a competição pode contribuir para esse crescimento.

“Com o evento, estamos formando massa crítica e conhecimento para que o Brasil possa criar sua própria tecnologia na área de robótica. São aproximadamente 10 mil alunos de todo o país construindo seus próprios robôs para disputar uma vaga na competição nacional”, disse.

Este ano, foram mais de 550 equipes inscritas no Estado de São Paulo, número recorde de inscrições (em 2014, foram 350). Por esse motivo, as etapas foram divididas em sete eventos, dois deles na FEI. As outras competições ocorreram também em junho, no dia 10 na regional Taubaté, dias 13 e 14 em São Carlos, 17 em Campinas e no dia 24 na regional Ourinhos.

A OBR tem o objetivo de divulgar a robótica, suas aplicações e tendências, estimulando o estudo, a investigação, o aprendizado e a formação de alunos capazes de lidar com a tecnologia de robôs móveis autônomos e, principalmente, familiarizados com a cultura tecnológica.

As melhores equipes posicionadas serão classificadas para competir na etapa estadual no dia 8 de agosto, também sediada no Centro Universitário da FEI, e os aprovados nessa fase, por sua vez, ganham vaga para disputar a etapa nacional, que ocorrerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia (MG).

Mais informações: www.obr.org.br


Fonte: Site da Agência FAPESP

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. O futuro de qualquer nação passa indiscutivelmente pela Educação de qualidade.

Um comentário:

  1. " QUEM QUER FAZER, NÃO MEDE ESFORÇOS, ACREDITA!!!EXECUTA CONCLUI Á TODO CUSTO":

    Abraçar e fazer realizar uma causa educativa ( OBA, OBR, e tantos outros programas importantes), na busca de colher frutos no futuro, é dizer com as mãos ( MÃOS Á OBRA!!!) o que a boca do governo, não consegue empreender; ( Concursos da AEB: Cansat´s e Foguetemodelismo em Janeiro de 2013), porque nem sempre existe uma base bem intencionada, excitam em fazer-nos acreditar nas palavras de promessas e fantasias, para dizer que está tudo bem!! tudo o que não é concreto e palpável ao nossos alcance.

    ResponderExcluir