sexta-feira, 19 de junho de 2015

Estudante Ganha Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia Com Foguete de Garrafas Pet

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (18/06) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que estudante ganha Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia com foguete de Garrafas Pet.

Duda Falcão

Estudante Ganha Prêmio de Ciência e
Tecnologia Com Foguete de Garrafas Pet

MCTI

Foto: Divulgação/CNPq
Solenidade de entrega do Prêmio Mercosul de C&T.

Brasília, 18 de junho de 2015  Com um projeto que envolve uma oficina de foguetes com garrafas pet, elaboração de materiais didáticos e plataformas online de estudo e pesquisa, o estudante Gustavo Ubeda, de 16 anos, recebeu ontem (17) o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria Iniciação Científica.

A solenidade de entrega se realizou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

O aluno do ensino médio da Escola Estadual Professor Idene Rodrigues dos Santos, de Junqueirópolis (SP), desenvolveu o projeto tendo a estudante Tatiane Pereira como membro da equipe e a professora de química e ciência, Miriam Bitencurti, como orientadora.

“Montamos uma base de cano PVC, fixamos nela o foguete de garrafa pet e comprimimos o ar dentro dele por volta de 160 PSI (uma medida de ar comprimido)”, explica o estudante.

Além do Prêmio Mercosul, Ubeda já venceu outros concursos. Em 2014, foi um dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com a Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB). Como prêmio, participou de um curso de uma semana na Itália.

Popularização - De acordo com o estudante, o Prêmio Mercosul fez com que o interesse das pessoas pela ciência, pesquisa, tecnologia e inovação crescesse no ambiente escolar. “Os alunos acabaram conhecendo um pouco mais do trabalho que temos feito. Estão se envolvendo com maior intensidade e se dedicando ainda mais para participação em olimpíadas. Um dos objetivos principais com esse prêmio é aumentar ainda mais a divulgação do nosso projeto e fazer com que outras pessoas, que tenham ideias guardadas, sejam incentivadas”, diz.

A professora Miriam acrescenta que a escola onde leciona desenvolve uma série de projetos em ciência para incentivar os alunos.  “Eles estão realmente buscando o conhecimento além da sala de aula. Recebemos vários convites para divulgar nosso projeto em outras cidades”, conta.

De segunda (22) a quarta-feira (24) próxima, a escola promove um encontro regional de ensino de astronomia. “Pretendo capacitar cerca de 150 professores, dos ensinos fundamental e médio, em astronomia, com práticas e didáticas bem simples e eficientes para que consigam repassar aos alunos e ativar a criatividade deles com material a ser elaborado no curso”, informa a professora.

Conquista – Ubeda, que pretende formar-se em alguma área de engenharia, lembra que na sua escola já foi desenvolvido outro foguete de garrafas pet, de dois estágios, movido à água. “É o primeiro do Brasil a ser lançado a 45°. Conseguimos esse feito”, destaca.

Os idealizadores lançaram uma plataforma online onde oferecem o passo a passo para construir esse modelo de foguete, projetado para ser um instrumento didático de baixo custo, com materiais de fácil aquisição e alto desempenho. “No site os estudantes também podem encontrar informações e dicas sobre concursos e olímpiadas. É um meio de facilitar a que as pessoas descubram novos concursos”, afirmou.

O Prêmio – Instituído em 1998 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), o prêmio objetiva destacar trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao bloco econômico, bem como incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e inovação no continente e contribuir para o processo de integração regional.

A temática do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia edição 2015 é Empreendedorismo e inovação.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: É isso aí, parabéns aos jovens Gustavo Ubeda e Tatiane Pereira e a professora Miriam Bitencurti pelo premio conquistado.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos os envolvidos na criação desse foguete de garrafas pet. O projeto se encontra disponível em: https://sites.google.com/site/foguetesdeestagios/ para que outros possam também estudar e utilizar em suas escolas, ou mesmo, fazerem pelo simples prazer do conhecimento. Parabéns Duda pelo seu blog. Tornei-me um leitor assíduo :) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo!

      Estamos nos esforçando para realizar um bom trabalho e apesar de toda esta situação com o PEB, ainda faço isto com prazer. Fique atento, pois na segunda-feira estarei publicando uma entrevista bombástica com um profissional que tem muito a dizer sobre toda esta situação.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir