O 'Objeto Interestelar 3I/ATLAS' Estará Mais Perto do Sol Nesta Semana
Caros amantes das atividades espaciais!
Pois então, o portal IFLScience noticiou ontem (27/10) que o Objeto Interestelar 3I/ATLAS estará mais perto do sol nesta semana e depois disso ele começará sua longa jornada para fora do Sistema Solar.
Crédito da imagem: International Gemini Observatory/NOIRLab/NSF/AURA/K. Meech (IfA/U. Hawaii). Processamento da imagem: Jen Miller & Mahdi Zamani (NSF NOIRLab)
De acordo com a nota do portal, o objeto 3I/ATLAS é o terceiro objeto interestelar conhecido a cruzar o Sistema Solar e, em poucos dias, ele passará pelo ponto central de sua incursão em nossa vizinhança do universo. No dia 29 de outubro, o cometa alcançará 203 milhões de quilômetros (126 milhões de milhas) do Sol — cerca de 36% mais longe do que a distância média entre a Terra e o Sol.
O objeto não chegará mais perto do que isso e, após o periélio — como é chamada a aproximação máxima do Sol — ele continuará acelerando em sua rota de saída do Sistema Solar. O Sol é a estrela mais próxima que o 3I/ATLAS visitou em pelo menos 10 milhões de anos, talvez muito mais, então o cometa se afastará rapidamente, ficando cada vez mais frio.
Antes que isso aconteça, porém, veremos o auge da atividade desse objeto. Já foi observado que esse objeto é particularmente ativo. Observações feitas entre julho e setembro mostraram que ele perde enormes quantidades de água a cada segundo e mais de 180 quilos de poeira (cerca de 397 libras). Ele também exibiu uma curiosa “cauda invertida”, que cresceu à medida que se aproximava do interior do Sistema Solar.
Nos últimos meses, tivemos bem menos observações, porque o objeto está atualmente do outro lado do Sol em relação à Terra — o que impede que observatórios terrestres e até alguns espaciais consigam vê-lo. Pode ser que ele tenha sido capturado por um dos satélites de monitoramento solar, o GOES-19, mas devido à paralisação do governo dos EUA, ainda não foi possível confirmar isso.
A Agência Espacial Europeia (ESA) conseguiu manter o acompanhamento do objeto ao longo de outubro. Primeiro, suas sondas o detectaram quando ele passou mais próximo de Marte. O objeto estava a 30 milhões de quilômetros (18 milhões de milhas) do Planeta Vermelho, e essa passagem foi registrada a partir da órbita e, possivelmente, também da superfície.
A ESA ainda não terminou seus planos para o objeto. Nesta semana, deve ocorrer o pico de atividade do 3I/ATLAS, e a Missão JUICE — que está a caminho de Júpiter e de suas luas geladas — realizará a primeira de duas observações do objeto. A espaçonave não estará muito próxima, mas ficará bem mais perto do que nós, e sem o brilho intenso do Sol atrapalhando.
Embora seja verdade que o objeto começará a se afastar do Sistema Solar a partir de quarta-feira, levará algum tempo até que ele se torne fraco demais para nossos telescópios. Portanto, ainda temos o que esperar. O destaque será a passagem mais próxima da Terra, no dia 19 de dezembro, quando o objeto estará a cerca de 269 milhões de quilômetros (167 milhões de milhas) de nós. O Telescópio Espacial James Webb (JWST) e outros observatórios estão programados para fazer novas observações do 3I/ATLAS durante dezembro de 2025 — um belo presente de Natal para os astrônomos.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário