O IAE Concluiu, em Setembro, a Fabricação, Instalação e Testes da Cablagem de Solo no CLBI Para a "Operação Potiguar 2"

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
Imagens: AEL

No dia 14 de outubro, o portal do atualmente sucateado Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), publicou uma nota informando que a sua equipe da Seção de Suporte Eletroeletrônico de Solo (AEL-SSE) concluiu, em setembro, a fabricação, instalação e os testes da cablagem de interligação dos meios de solo no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). A ação teve como objetivo complementar os sistemas do Centro, essenciais para a realização da tão aguardada — e diversas vezes adiada — "Operação Potiguar – Fase 02".
 
Segundo a nota, durante a missão foram fabricados os conectores do abrigo e do Lançador de Foguetes de Porte Médio (MRL), além do painel de interface instalado nas proximidades do lançador. A equipe também foi responsável pela instalação da cablagem por meio das caixas de passagem, assegurando a interligação entre a casamata e o lançador. As atividades foram concluídas com a realização de testes funcionais, que comprovaram a integridade e o pleno funcionamento do sistema.
 
 
“A melhoria implementada pelo IAE, por meio da AEL-SSE, fortalece a infraestrutura do CLBI não apenas para a Operação Potiguar – Fase 02, mas também para futuras campanhas de lançamento. Isso é especialmente relevante diante do aumento da cadência de lançamentos no CLA, decorrente da abertura para operações comerciais, o que torna o CLBI uma alternativa estratégica para veículos suborbitais como o VS-30”, destaca o Major Engenheiro Rafael Fernando Heitkoetter, Chefe da AEL.
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários