O INPE Sediou o "11º Encontro do Grupo de Trabalho de Astronomia dos BRICS" Entre os Dias 13 a 17 de Outubro
Caros entusiastas da atividades espaciais!
No dia de ontem (29/10) o portal do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE) noticiou que esse instituto havia sediado entre os dias 13 a 17 de outubro o "11º Encontro do Grupo de Trabalho de Astronomia dos BRICS", onde representantes dos países participantes discutiram sobre cooperação científica, formação de recursos humanos e estratégias de divulgação em astronomia no âmbito do BRICS.
Imagens: INPE
De acordo com a nota do portal o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), sediou, de 13 a 17 de outubro de 2025, o 11º Encontro do Grupo de Trabalho de Astronomia do BRICS (BAWG Workshop). O evento reuniu representantes dos governos e instituições científicas do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia, que participaram de forma presencial e remota.
Organizado pelo INPE, em parceria com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Observatório Nacional (ON), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro teve como tema central “Transientes Multimensageiros e Multicomprimento de Onda”, reunindo a comunidade científica envolvida em projetos de astronomia observacional, computacional e de divulgação científica.
No contexto do tema central, foi realizada uma sessão especial dedicada à Heliofísica e ao Clima Espacial. Nessa ocasião, discutiu-se a sinergia e a complementaridade das missões espaciais de observação solar no âmbito do BRICS, tanto em desenvolvimento quanto em operação. Foram destacadas a missão brasileira Galileo Solar Space Telescope (GSST/INPE), a missão indiana Aditya-L1, a missão chinesa Solar Polar Orbiter e a missão CBERS-5, que inclui uma carga útil voltada para observações solares e do espaço próximo, com foco em estudos de clima espacial.
Discussões e Resultados
A reunião administrativa do Grupo de Trabalho de Astronomia dos BRICS (BAWG) ocorreu com a presença dos delegados nacionais e representantes de governos e instituições de pesquisa. Na ocasião, foram discutidas as ações de 2024 e deliberadas as resoluções de 2025, que orientam as próximas etapas da cooperação em astronomia entre os países do bloco.
Entre as principais resoluções, destacam-se:
* o incentivo à participação de jovens pesquisadores em futuras edições do encontro, fortalecendo a formação de recursos humanos no âmbito do BRICS;
* a criação de uma equipe de trabalho (Task Team) para coordenar respostas conjuntas às chamadas de financiamento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I);
* o estímulo à cooperação intersetorial e ao engajamento de empresas e agências que desenvolvem inovações e tecnologias na área da astronomia;
* a integração com outros Grupos de Trabalho do BRICS, como os de Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT-HPC), Infraestruturas de Pesquisa e Ciências Espaciais;
* o fortalecimento da colaboração com a International Astronomical Union (IAU) e seus escritórios internacionais dedicados à educação, ao desenvolvimento e à divulgação da astronomia.
* o apoio à criação de uma agência de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento do BRICS, a BRICS Science Foundation.
O grupo também deliberou sobre a necessidade de desenvolver uma estratégia de longo prazo para Programas de Impacto Social em Astronomia, contemplando ações de impacto comunitário e de formação científica em países do BRICS. Essa iniciativa deverá ser detalhada ao longo de 2026, sob coordenação conjunta dos países membros.
Oficinas de Divulgação Científica e Impacto Social
Entre as atividades de divulgação científica, destacou-se a “Missão SOLARE – Medindo o Tempo com o Sol”. A iniciativa envolveu cerca de 60 estudantes de escolas públicas e privadas de São José dos Campos, que participaram de oficinas práticas sobre o movimento da Terra e dos planetas, construíram relógios solares e vivenciaram experiências de realidade virtual. A atividade foi conduzida pelo INPE, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e contou com o apoio da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), do SindCT, do Instituto Alpha Lumen e do Museu Interativo de Ciências (MIC), promovendo a curiosidade científica e o aprendizado prático em astronomia.
O Outreach Project Workshop, com o tema “Astronomia como Plataforma de Cooperação e Impacto Social”, reuniu instituições brasileiras e sul-africanas para propor ações conjuntas envolvendo quatro eixos principais: Educação e Divulgação Científica; Inovação e Compartilhamento de Conhecimento; Internacionalização e Projetos em Rede; e Diversidade e Representatividade em Ações Científicas e Educacionais. As iniciativas apresentadas servirão de base para a criação de um novo Grupo de Trabalho de Divulgação Científica em Astronomia do BRICS, voltado à cooperação em projetos educacionais e sociais.
A programação de atividades de divulgação científica incluiu ainda o workshop “IA e Observatórios Virtuais: Transformando a Descoberta Astronômica” e a observação noturna no Observatório da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
Atividades Complementares e Encerramento
Complementando a programação, os participantes visitaram, no dia 16 de outubro, as instalações do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG), e o Observatório do Pico dos Dias (OPD). Localizado a 1.864 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, o OPD abriga quatro telescópios de médio porte - entre eles o de 1,6 metro, o maior do Brasil - utilizados em observações fotométricas, espectroscópicas e de imagem que contribuem para o avanço da astronomia óptica nacional.
O evento também contou com o Primeiro Workshop em Clima Espacial no contexto da iniciativa do BRICS, que incluiu uma reunião temática de discussão sobre o acesso em tempo real a observações do ambiente Sol-Terra, com foco em medições da distribuição do campo magnético na superfície do Sol. Foram realizadas discussões iniciais sobre a viabilidade de criação de um Grupo de Trabalho do BRICS para Pesquisas do Sistema Solar e Clima Espacial.
O evento demonstrou inequivocamente a sinergia das Divisões de Astrofísica (DIAST), Heliofísica, Ciências Planetárias e Aeronomia (DIHPA) e Clima Espacial (DICEP) da Coordenação da Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais (CGCE).
Ao término do evento, o BAWG agradeceu ao Brasil e às instituições organizadoras pelo êxito da 11ª reunião, reconhecendo o papel ativo do país na consolidação da cooperação científica no campo da astronomia dentro do BRICS. Além disso, o grupo anunciou que a Índia sediará a 12ª Reunião do BAWG em 2026, conforme a rotatividade da presidência do bloco.
Sobre o Grupo de Trabalho de Astronomia dos BRICS
O Grupo de Trabalho de Astronomia (BAWG) foi formalmente criado em 2015, na África do Sul, e constitui uma das principais frentes de colaboração em Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito do BRICS, coordenada no Brasil pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O grupo tem como objetivo promover pesquisa astronômica de classe mundial por meio de projetos conjuntos, com destaque para o Square Kilometre Array (SKA), o BRICS Intelligent Telescope and Data Network (BITDN) e a Rede de Telescópios Ópticos Remotos BRICS (BRORT).
As reuniões anuais do BAWG têm se consolidado como fórum estratégico para definição de prioridades científicas, coordenação de infraestruturas e fortalecimento da cooperação internacional entre os países do BRICS, abrangendo também temas emergentes como proteção dos céus escuros, astronomia multimensageira e ciência de megaconstelações de satélites.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!










Comentários
Postar um comentário