A Empresa Espanhola "PLD Space" Acelera o Desenvolvimento do Seu 'Foguete Reutilizável MIURA 5' e Fortalece Liderança da Europa no Acesso ao Espaço

Prezados entusiastas da exploração espacial,
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de hoje (15/10), o portal Space Daily noticiou que a empresa espanhola PLD Space afirmou ter avançado no desenvolvimento de seu Lançador Orbital Reutilizável MIURA 5, passando do conceito à fase próxima da validação em apenas dois anos. A empresa atribui esse progresso à integração vertical, à experiência adquirida com o Foguete MIURA 1 e à fabricação interna. O objetivo da empresa é encerrar 2025 com o primeiro Foguete MIURA 5 totalmente integrado, pronto para a qualificação final.
 
De acordo com a nota do portal, o Foguete MIURA 5 está progredindo na qualificação de subsistemas, incluindo motores, estruturas, aviônicos, navegação e controle (GNC), separação e carenagem, após a conclusão da Revisão Crítica de Projeto (CDR) do sistema de lançamento. A PLD Space também concluiu a primeira fase da Validação de Segurança de Voo com o CNES para operações a partir do Centro Espacial da Guiana, em Kourou.
 
A produção avançou para construções semi-seriadas. A equipe já fabricou oito tanques completos que abrangem ambos os estágios do foguete. Na área de propulsão, as primeiras unidades completas do motor principal TEPREL-C, de 190 kN, e do motor de estágio superior TEPREL-Vac foram finalizadas, com previsão de atingir a capacidade de produção de um motor a cada 14 dias até o final de 2025.
 
“A confiabilidade é construída através de testes. Cada componente, motor e sistema passa por um processo de validação exaustivo antes de voar. É assim que se avança rápido — mas com segurança”, disse Raul Torres, CEO e cofundador da PLD Space.
 
As campanhas de testes estáticos (“hot-fire”) incluem testes totalmente integrados do TEPREL-CVac, além da validação das turbobombas e geradores de gás. Além dos motores, os tanques do MIURA 5 passaram por testes de pressão, compressão e criogenia, enquanto os mecanismos de separação de estágios e liberação da carenagem também foram testados como parte do programa de qualificação do veículo.
 
No segmento terrestre, as obras civis para o Complexo de Lançamento do MIURA 5 estão avançando no CSG Kourou, tornando a PLD Space a primeira empresa privada a construir uma plataforma na área ELM-Diamant. Paralelamente, a empresa está fabricando a plataforma de lançamento na Espanha, bem como os contêineres marítimos destinados à Guiana Francesa.
 
“Os resultados dos testes estáticos do TEPREL-CVac que realizamos até agora demonstram a força do conhecimento em desenvolvimento de motores que construímos internamente ao longo de mais de uma década”, afirmou Raul Torres.
 
A PLD Space espera ter seu primeiro MIURA 5 totalmente integrado antes do final do ano, com voos de demonstração previstos para começar em 2026. A comercialização já foi iniciada, e vários slots de lançamento estão reservados, com a empresa posicionando o MIURA 5 como o principal lançador europeu para pequenos satélites.
 
A empresa conta com mais de 170 milhões de euros em financiamento e uma rede de 397 parceiros-chave, reportando investimentos de fornecedores superiores a 50 milhões de euros entre 2024 e o primeiro semestre de 2025. A força de trabalho cresceu 40% em 2025, ultrapassando 400 funcionários, com previsão de chegar a 420 até o final do ano.
 
“Essa é a equipe que tornou possível desenvolver um foguete orbital em metade do tempo dos nossos concorrentes internacionais”, disse Ezequiel Sanchez, Presidente Executivo da PLD Space. “Estamos provando que temos o que é necessário para liderar a próxima geração do transporte espacial — e que o futuro da inovação será construído no espaço.”
 
A empresa opera mais de 180.000 m² de infraestrutura, incluindo o maior centro privado de testes de foguetes da Europa, em Teruel, recentemente expandido com quatro novas bancadas de testes, além do complexo de lançamento em construção em Kourou. A industrialização está prevista para o primeiro trimestre de 2026, com meta de alcançar 30 lançamentos por ano até 2030.
 
A PLD Space descreve um roteiro mais amplo ancorado na família de lançadores MIURA e na cápsula tripulada LINCE, com instalações em Elche e Teruel, na Espanha, Kourou, na Guiana Francesa, e Duqm, em Omã, com o objetivo de fornecer acesso reutilizável e sustentável para satélites e, eventualmente, para missões humanas.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários