Foguete Reutilizável Zhuque-3 da China Passou em Teste Crucial e Agora Vai Rivalizar Com a SpaceX

Prezados amantes das atividade espaciais!
 
Credito:Space Daily

Pois então, no dia de ontem (22/10), o portal Space Daily noticiou que as autoridades espaciais chinesas alcançaram um novo marco nesta semana ao testarem um foguete reutilizável que pretendem usar para se juntar aos Estados Unidos, Japão e outras nações na disputa pela supremacia espacial.
 
Na segunda-feira, a empresa chinesa LandSpace realizou um teste de ignição estática com seu foguete lançador Zhuque-3, de 66 metros de altura. O foguete está a caminho de seu voo inaugural, previsto para ocorrer ainda este ano.
 
“O veículo seguirá agora para o ensaio de integração vertical planejado, antes de retornar à zona técnica para inspeção e manutenção em preparação para seu próximo lançamento orbital e recuperação do primeiro estágio”, escreveram representantes da LandSpace nas redes sociais.
 
O teste de ignição estática do foguete espacial de aço inoxidável é um ensaio pré-lançamento comum, no qual o foguete permanece ancorado à plataforma enquanto seus motores são acionados.
 
O teste ocorreu na zona piloto de inovação espacial comercial de Dongfeng, no noroeste da China.
 
O Zhuque-3 pode transportar mais de 18 toneladas, aproximadamente a mesma capacidade de carga do Falcon 9, fabricado pela SpaceX, empresa de Elon Musk. O foguete americano, no entanto, pode carregar um pouco mais de 22,8 toneladas.
 
O governo chinês revelou sua intenção há quase uma década de se tornar uma das três maiores potências aeroespaciais do mundo até 2030.
 
Em julho de 2023, o Zhuque-2, foguete de 50 metros da LandSpace, com sede em Pequim, decolou do complexo de lançamentos de Jiuquan, na China — marcando o primeiro lançamento de um foguete movido a metano do país.
 
A China também lançou, em maio, sua missão espacial Tianwen-2, com o objetivo de coletar amostras de asteroides e conduzir um estudo sobre cometas do cinturão principal.
 
Menos de um mês antes, em abril, a agência espacial chinesa enviou três astronautas para a estação espacial Tiangong, em uma missão de seis meses.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários