Nova Parceria Firmada Entre Empresas do Japão e da Índia, Visa Reabastecimento e Acoplamento Lunar Contínuos Para Impulsionar Missões de Longa Duração na Lua
Olá, Entusiasta!
Credito: Space Daily
No dia de ontem (27/10), o portal Space Daily noticiou que a ispace inc do Japão e a OrbitAID Aerospace Private Limited da Índia, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para colaborar em iniciativas de exploração lunar sustentável. O acordo, anunciado durante o IAC 2025 em Sydney, tem como foco o desenvolvimento de tecnologias para acoplamento e reabastecimento contínuos durante missões lunares.
A OrbitAID integrará sua interface SIDRP (Standardized Interface for Docking and Refueling Payload) aos módulos lunares da ispace, com o objetivo de demonstrar essa capacidade em futuras missões. Essa integração deverá prolongar a duração das missões no ambiente cislunar e permitir operações lunares mais duradouras.
A colaboração busca otimizar o reabastecimento, recarregamento e transmissão de dados para os módulos lunares, além de apoiar a exploração do espaço profundo além da órbita terrestre. O projeto reflete o aumento da cooperação espacial entre Índia e Japão, mencionando a participação conjunta na próxima missão LUPEX (com o Chandrayaan-5 da ISRO) e eventos como a 15ª Cúpula Anual Índia-Japão.
A OrbitAID concluiu em dezembro de 2024 um teste de gravidade zero de sua interface SIDRP, confirmando sua capacidade operacional no espaço. A empresa também planeja sua primeira missão de demonstração de reabastecimento em órbita, com lançamento previsto para o final de 2025 em um foguete SSLV indiano, marcando o primeiro esforço dedicado da Índia em reabastecimento no espaço, voltado para serviços orbitais e sustentabilidade espacial.
“Temos o prazer de anunciar este memorando de entendimento como um primeiro passo para levar a carga útil de reabastecimento da OrbitAID e a interface SIDRP em futuras missões lunares. Acreditamos que trabalhar juntos fortalecerá a crescente colaboração entre Índia e Japão na exploração espacial, reforçando nossa visão compartilhada de um futuro lunar sustentável e comercialmente viável”, disse Takeshi Hakamada, fundador e CEO da ispace.
“A OrbitAID está entusiasmada em se associar à ispace para explorar o próximo nível de desenvolvimento da exploração lunar e da economia lunar. Enxergamos que a interface SIDRP e as cargas úteis de reabastecimento podem ser um passo significativo para construir a infraestrutura necessária para uma exploração espacial sustentável. Esta colaboração destaca o poder da cooperação internacional, especialmente entre Índia e Japão, para impulsionar a logística e a exploração espaciais”, afirmou Sakthikumar R, fundador e CEO da OrbitAID.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário