ESA Divulga Imagens Inéditas do Objeto Interestelar 3I/Atlas Registradas Pela Sonda ExoMars em Marte

Prezados amantes das atividade espaciais!
 
No dia 7 de outubro, o portal NBC News noticiou que a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou imagens raras do objeto interestelar 3I/Atlas, registradas pela Sonda ExoMars Trace Gas Orbiter enquanto o 'ESQUISITÃO' passava nas proximidades do Planeta Marte.
 
Crédito: Agência Espacial Europeia (ESA)
Imagem do cometa interestelar 3I/ATLAS registrada pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia, enquanto ele passava próximo de Marte.

Um misterioso cometa interestelar — apenas o terceiro objeto desse tipo já confirmado a entrar em nosso sistema solar — passou velozmente por Marte na semana passada.
 
Uma espaçonave em órbita ao redor do planeta vermelho teve uma visão privilegiada e capturou novas imagens do cometa, conhecido como 3I/ATLAS, na sexta-feira. As fotos, divulgadas na terça-feira pela Agência Espacial Europeia, mostram um ponto branco e difuso se movendo pelo vasto espaço.
 
Crédito: Agência Espacial Europeia (ESA)
O cometa interestelar 3I/ATLAS em movimento.

O ponto brilhante é o núcleo do cometa, formado por uma massa sólida de gelo, rocha e poeira. Esse núcleo geralmente está envolto em uma nuvem brilhante de poeira e gás, conhecida como coma.
 
Desde que o cometa 3I/ATLAS foi detectado pela primeira vez em julho, ele tem despertado grande interesse entre astrônomos e entusiastas do espaço. O objeto chegou até a inspirar teorias extravagantes de que poderia ser uma tecnologia extraterrestre ou uma nave alienígena, embora não haja evidências científicas que sustentem essas ideias.
 
O cometa não veio para ficar.
 

Astrônomos que estudam seus movimentos afirmam que a trajetória orbital do objeto o levará a atravessar o sistema solar interno nas próximas semanas, com o ponto mais próximo do Sol previsto para o dia 30 de outubro, aproximadamente.
 
Segundo a NASA, o 3I/ATLAS não representa uma ameaça para a Terra e permanecerá a cerca de 273 milhões de quilômetros de distância durante sua passagem.
 
No entanto, sua aproximação muito mais próxima de Marte ofereceu uma oportunidade única.
 
A sonda ExoMars Trace Gas Orbiter, operada em conjunto pela ESA e pela agência espacial russa (Roscosmos), apontou sua câmera para o cometa por cerca de uma semana a partir de 1º de outubro, segundo informaram autoridades da ESA. Durante esse período, o 3I/ATLAS estava a aproximadamente 30 milhões de quilômetros da espaçonave.
 

Mas os instrumentos da sonda foram projetados para fotografar a superfície de Marte, e não objetos a milhões de quilômetros de distância, explicou Nick Thomas, investigador principal do sistema de imagem da espaçonave.
 
"Essa foi uma observação muito desafiadora para o instrumento", disse ele em um comunicado. "O cometa é cerca de 10 mil a 100 mil vezes mais tênue do que nosso alvo usual."
 
Os outros dois objetos interestelares já confirmados como visitantes de fora do nosso sistema solar foram o 'Oumuamua, em 2017, e o cometa 2I/Borisov, em 2019.
 
"Cada planeta, lua, asteroide, cometa e forma de vida no nosso sistema solar compartilha uma origem comum", afirmou a ESA em comunicado. "Mas cometas interestelares são verdadeiros forasteiros, carregando pistas sobre a formação de mundos muito além do nosso."
 
À medida que o 3I/ATLAS passa pelo sistema solar, os astrônomos estão ansiosos para estudar seu tamanho e propriedades físicas. O objeto foi visível por telescópios terrestres no início deste ano, mas agora está muito próximo do Sol para ser observado. Segundo a NASA, ele deve voltar a ser visível do outro lado do Sol no início de dezembro.
 
A NASA monitorou o 3I/ATLAS usando o Telescópio Espacial Hubble durante o verão e está planejando mais observações nos próximos meses. Entre as espaçonaves e observatórios que esperam captar imagens do objeto estão o Telescópio Espacial James Webb, o observatório espacial SPHEREx, a sonda Parker Solar Probe e o satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite).
 
 
Uma foto tirada no sábado por uma câmera do rover Perseverance da NASA em Marte capturou um rastro de luz, o que gerou especulações online de que a mancha branca poderia ser o cometa 3I/ATLAS. Mas a NASA ainda não confirmou se é esse o caso, e o escritório de divulgação pública da agência está fechado devido à paralisação do governo dos EUA.
 
A espaçonave Mars Express, da ESA, também apontou sua câmera para o cometa durante sua passagem, mas autoridades disseram que ainda é necessária uma análise adicional para tentar identificar o objeto interestelar nessas observações.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários