A Espaçonave Orion da NASA Dá Passo Crucial Rumo ao Seu Lançamento à Lua em 2026

Prezados amantes das atividades espaciais!
 
Credito: Space Daily

No dia 17/10, o portal Space Daily noticiou que a Espaçonave Orion da NASA foi movida por cerca de 11 quilômetros até o Prédio de Montagem de Veículos (Vehicle Assembly Building - VAB) no Centro Espacial Kennedy nesta quinta-feira (16), em sua penúltima movimentação antes do lançamento previsto para 2026.
 
De acordo com a nota do portal, a NASA obteve uma exceção para continuar os trabalhos durante a paralisação do governo (shutdown) em determinadas áreas, incluindo a Missão Artemis II.
 
A espaçonave, que contém os módulos da tripulação e de serviço, foi transferida da Instalação do Sistema de Aborto de Lançamento (Launch Abort System Facility) até o VAB por volta da meia-noite (horário do leste dos EUA) de sexta-feira.
 
Quatro astronautas usarão a Orion. A tripulação da Artemis II será a primeira a chegar tão perto da Lua desde 1972. Os astronautas são o comandante Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen. Eles nomearam a espaçonave de "Integrity" (Integridade).
 
Charlie Blackwell-Thomson, diretora de lançamento da Artemis II, apresentou um resumo da missão em 22 de setembro e disse que o Adaptador de Estágio da Orion seria empilhado no High Bay 3 na semana anterior à sua chegada, segundo informou o site Spaceflight Now.
 
A Orion passará por uma série de testes nos próximos meses, disse ela. Assim como na missão Artemis I, a Orion realizará os testes de Comunicação de Ponta a Ponta (End-to-End Comm Test) e o de Verificação de Interface (Interface Verification Test). Mas haverá outros testes adicionais, já que este voo será tripulado.
 
"Esses novos testes incluem o Teste de Demonstração da Contagem Regressiva (Countdown Demonstration Test), que é voltado para nosso voo tripulado. Na época dos ônibus espaciais, tínhamos um teste semelhante chamado TCDT: Teste de Demonstração da Contagem Regressiva Terminal (Terminal Countdown Demonstration Test)", disse Blackwell-Thomson ao Spaceflight Now. "Nesse teste, vestimos os trajes nos tripulantes, eles se dirigem até a espaçonave, seguimos uma lista de verificação e a contagem regressiva. Eles entram na nave, são presos nos assentos, fazemos testes de comunicação, configuramos o módulo da tripulação e fazemos a contagem regressiva até o ponto terminal antes de uma parada planejada."
 
As equipes farão um teste do sistema de terminação de voo e começarão os ajustes finais da espaçonave após a conclusão da Parte 1 do Teste de Demonstração da Contagem Regressiva, disse ela.
 
"E, quando tudo isso estiver feito, nos prepararemos para levar a espaçonave do VAB até a plataforma de lançamento", disse Blackwell-Thomson, sobre a próxima movimentação da nave – uma distância de cerca de 6,5 quilômetros. "Quando chegarmos à plataforma, faremos as conexões entre a Plataforma Móvel de Lançamento e a base. Também faremos alguns testes por lá."
 
Depois disso, será a vez do ensaio geral com combustível (wet dress rehearsal). Foi nesse teste que foram detectados vazamentos de hidrogênio na missão Artemis I. Blackwell-Thomson afirmou no mês passado que esse problema foi "resolvido". O design de uma válvula foi alterado, e um procedimento de abastecimento mais suave foi implementado há três anos, segundo o site Ars Technica.
 
"Será um abastecimento completo do veículo, do estágio central e do estágio superior. Faremos uma contagem regressiva terminal, e novamente contaremos até cerca de 29 segundos antes de interromper o teste", disse ela. "Vamos revisar os dados e, alguns dias depois, iniciaremos a contagem regressiva para o lançamento."
 
O trabalho e os testes na plataforma de lançamento levam cerca de 18 dias, afirmou Blackwell-Thomson.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários