Programa Globe da NASA Chega ao Rio de Janeiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (05/06) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Programa Globe da NASA chegou ao Rio de Janeiro.

Duda Falcão

Programa Globe da NASA
Chega ao Rio de Janeiro

Coordenação de Comunicação Social – CCS
05/05/2017


A Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou na última quinta-feira (04.05), no Rio de Janeiro, o programa Globe da NASA. A cidade é a segunda do país a receber o programa, depois de Brasília. Na próxima quarta-feira (10/05), o Globe chegará às cidades de São José dos Campos (SP) e Paranaguá (PR).

O diretor de Satélite, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Alberto Gurgel, dirigiu o lançamento e apresentou o protocolo do Programa Globe aos coordenadores e diretores das escolas municipais, representantes das secretarias de educação, secretarias de saúde, prefeituras e comunidades dos municípios do Rio de Janeiro.


O Globe é um programa de aprendizagem e observações em benefício do meio ambiente e promove a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em todo o mundo na coleta de dados ambientais, em estudos e descobertas científicas e na compreensão do meio ambiente. Além disso, o programa busca despertar vocações em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, como também integrar disciplinas do currículo escolar.

Os dados ambientais coletados em escolas de todo o mundo são inseridos no banco de dados do Globe e podem ser utilizados em diversas investigações científicas, tais como: atmosfera (clima), hidrologia (estudo das águas), solos, cobertura do solo (vegetação) e fenologia (estudo dos ciclos de vida animal e vegetal).

Workshops

Além do lançamento serão realizados workshops nas cidades de São José dos Campos (SP), nos dias 29 e 30 de maio, Santa Cruz (RJ), nos dias 1 e 2 de junho, e em Paranaguá (PR), nos dias 5 e 6 de junho. Além da vasta programação, o programa promove também a Campanha de Coleta de Dados e Estudos Científicos da Larva do Mosquito Aedes Aegypti. No estudo serão coletados dados científicos para identificar os impactos ambientais causados pela proliferação do mosquito.

Os workshops serão responsáveis em capacitar professores do ensino básico que irão conduzir atividades cientificas do programa Globe nos Protocolos de Atmosfera e de Larva de Mosquito. Serão trabalhadas atividades teórica e prática de coleta de dados, de acordo com o protocolo do programa, assim como publicação desses dados no site do Globe.

Os cursos serão ministrados por profissionais certificados pela NASA e habilitam os professores a coletarem corretamente os dados ambientais seguindo os protocolos desenvolvidos por cientistas da NASA e disponibilizá-los no banco de dados do Globe.


As inscrições para participar dos workshops encontram-se abertas com vagas limitadas a 25 professores por cidade. Você encontrará o workshop disponível em sua região através do site Globe: https://www.globe.gov/get-trained/workshops. Selecione e clique no link do local desejado, em seguida clique em “Register for workshop”. Caso ainda não seja um professor Globe é necessário que faça primeiro o seu cadastro, depois clique em “create a GLOBE account” no lado direito da tela. Forneça seus dados e os de sua escola. Em razão do número limitado de vagas deve-se aguardar o e-mail de confirmação do registro.

Para mais informações acesse: globe.gov


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários