RBP Discute no INPE Dados Abertos e Acesso ao Conhecimento Científico e Tecnológico Nacional

Olá leitor!

Segue abaixo nota postada ontem (30/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que a “RBP - Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)” discutiu no instituto dados abertos e acesso ao conhecimento científico e tecnológico nacional.

Duda Falcão

RBP Discute Dados Abertos e Acesso ao
Conhecimento Científico e Tecnológico Nacional

Terça-feira, 30 de Maio de 2017

A RBP - Rede de Bibliotecas das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realizou sua primeira reunião de 2017 no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), entre os dias 23 e 25 de maio.

Participaram bibliotecários e representantes do ministério e das seguintes unidades: Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), além do INPE. 

No primeiro dia (23) aconteceu uma oficina sobre Plano de Dados Abertos (PDA), em razão da obrigatoriedade de todos os órgãos públicos elaborarem e publicarem seus respectivos PDAs, visando compor uma Política Nacional de Dados Abertos.

O dia seguinte (24) foi reservado à Reunião da RBP e discussão de estratégias e ações para ampliar o acesso e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico nacional, por meio das unidades de informação das instituições. 

No último dia (25), o Seminário Temático “A Produção Científica em Foco” abordou temas relativos à análise da produção científica em pesquisa espacial, indicadores de ciência e tecnologia, preservação digital e divulgação da produção científica, extração de indicadores de C&T pelo INPE, bem como a importância da identificação global dos itens de informação depositados em repositórios digitais para garantia de seu acesso persistente.

O evento contou com a participação de Alfonso Orlandi Neto, secretário-executivo adjunto do MCTIC; Ricardo Galvão, diretor do INPE; Cecília Leite Oliveira, diretora do IBICT; Fernando Mitkiewicz, coordenador-geral de Gestão, Inovação e Indicadores do MCTIC; e Maria Virgínia Alves, chefe de Gabinete do INPE.

Participaram servidores e colaboradores do INPE, bem como bibliotecários e outros profissionais de instituições e universidades da região, além de representante da Scientific Electronic Library Online (SCIELO).



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários