O "II Universo IFMA" Contará Com a Participação do Eng. Lucas Fonseca da Missão Lunar Garatéa-L

Olá leitor!

De 29/05 a 01/06 será realizado no Campus Imperatriz do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) a segunda edição do evento “Universo IFMA” que tem como proposta  incentivar ideias inovadoras, pesquisa aplicada e empreendedorismo por meio de competições e exposições científicas.


A edição deste ano será especial, pois além do jovem Prof. Brehme de Mesquita ser um dos palestrantes com o seu projeto de incentivo a educação tecnológica espacial por meio de CanSats, o evento também contará com a participação do Eng. Lucas Fonseca que irá ao Maranhão para ministrar uma palestra tendo como tema a fantástica missão lunar brasileira Garatea-L.

Segundo informação colhida pelo Blog junto ao jovem Prof. Brehme de Mesquita, o seu grupo de alunos vem trabalhando em dois projetos, ou seja, o de um mini-foguete e o outro de um CanSat, ambos os projetos tendo como objetivo central trazer a educação tecnológica espacial ao ensino básico por meio dessas tecnologias acessíveis.

“No projeto do foguete, eu adquiri um kit da Bandeirante que nos servirá como tecnologia-modelo, mas a ideia é desenvolvermos toda a estrutura do foguete com impressão 3D e construir nosso próprio sistema eletrônico para analisar variáveis de voo. Já o projeto do CanSat, tem a mesma ideia da utilização de impressão 3D na estrutura do satélite, e usar Arduino e outros componentes eletrônicos para montar o computador de bordo do satélite e a missão deste”, complementa o professor do IFMA.

Ainda segundo o jovem professor do IFMA, a ideia de trazer o Eng. Lucas Fonseca ao “II Universo IFMA”, teve como um dos objetivos tentar estabelecer um projeto conjunto com o Grupo ZENITH com o objetivo de lançar os CanSats construídos pelos alunos do IFMA em uma das edições do Projeto Garatea a partir de Alcântara.

O Blog BRAZILIAN SPACE ficara na torcida para que esse objetivo do Prof. Brehme possa ser alcançado, e também para que o Governo do Maranhão interfira positivamente junto ao Governo Federal para que não venha faltar apoio a esta iniciativa do IFMA.

Duda Falcão

Comentários

  1. Olá Duda. Obrigado pela publicação. Iremos trabalhar para alcançarmos os objetivos idealizados aos projetos. Os resultados serão compartilhados com o Blog conforme as etapas forem vencidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Brehme!

      Estaremos aqui para divulgar, é só entrar em contato.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário