CLA Participa de Workshop Sobre Tecnologia Aeroespacial

Olá leitor!

Veja abaixo uma nota postada ontem (26/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) participou de 22 a 24 de maio de um Workshop Sobre Tecnologia Aeroespacial promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER).

Duda Falcão

ESPAÇO

CLA Participa de Workshop
Sobre Tecnologia Aeroespacial

Evento foi promovido pela Universidade Federal do Maranhão

Por Tenente Andreza Aarão
Agência Força Aérea
Edição Tenente Evellyn Abelha
Publicado: 26/05/2017 - 10:16h


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) participou, de 22 a 24 de maio, de um workshop sobre Tecnologia Aeroespacial. O ciclo de apresentações, debates e mesas-redondas promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), reuniu discentes e docentes de ensino superior na área de tecnologia, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para o setor aeroespacial brasileiro.

Durante três dias de atividades, especialistas abordaram temas como Modelagem Multifísica e Aplicações em Sensores e Atuadores Aeroespaciais, Estruturas Inteligentes e Aplicações Aeroespaciais, Programa Espacial Brasileiro, CLA e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).

A denominada “Escola de Altos Estudos no Maranhão” surgiu da necessidade de investir os recursos que o estado oferece, visando à produção de ciência e pesquisa no contexto espacial, formando estudantes que futuramente possam suprir as necessidades do CLA, principalmente com a implantação do curso de Engenharia Aeroespacial no Maranhão.

Segundo o Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Diretor do CLA, o workshop foi importante para fortalecer as linhas de pesquisas ligadas à área espacial no estado, para o desenvolvimento do País no quesito tecnologia, em atendimento não apenas ao CLA, mas também às demais organizações da Força Aérea Brasileira (FAB). Ainda na opinião do Diretor do CLA, o workshop foi uma grande oportunidade de integração entre setores do governo federal, estadual, indústria e academia (universidades) voltados para o setor espacial.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários