Animações Apresentam a Ciência do INPE a Crianças de 7 a 10 anos

Olá leitor!

Segue abaixo nota postada ontem (30/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que animações apresentam a ciência do INPE a crianças de 7 a 10 anos.

Duda Falcão

Animações Apresentam a Ciência
do INPE a Crianças de 7 a 10 anos

A partir do segundo semestre de 2017, crianças de 7 a 10 anos da rede municipal de ensino de São José dos Campos terão contato com as pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como material de apoio, os professores dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) utilizarão cinco animações de curta duração (no máximo três minutos), que abordam conceitos relacionados às áreas de atuação do INPE.

A iniciativa, pioneira nessa faixa etária, é resultado do projeto Viva o Sol! de popularização da ciência, desenvolvido conjuntamente pelo INPE e Secretaria de Educação e Cidadania. A apresentação oficial do projeto aos professores e orientadores pedagógicos da rede será no dia 1º de junho (quinta-feira), das 7h30 às 11h, no Centro de Formação do Educador (Cefe) Professora Leny Bevilacqua (Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana).

Além da exibição das animações, haverá palestras dos pesquisadores do INPE que participaram da elaboração dos conteúdos das animações e da orientação quanto aos conceitos abordados. Todo o material, inclusive um caderno de orientação didática, com sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula e extraclasse, ficará disponível na Internet, para que possa ser utilizado por professores de todo o país.

Uma Construção Coletiva

Em edital inédito lançado em 2015, o governo federal, com o patrocínio do Instituto TIM, convidou as instituições de pesquisa a desenvolverem materiais de popularização da ciência dirigidos a crianças de 4 a 10 anos, tendo como tema a “Luz”. O INPE aceitou o desafio, propondo o projeto Viva o Sol!, para a produção de animações curtas abordando aspectos da interação da radiação e da atividade solar com a vida na Terra.

Tendo em vista o forte vínculo do tema com as várias áreas de atuação do Instituto (Meteorologia, Observação da Terra, Ciência do Sistema Terrestre, Clima Espacial), considerou-se oportuno e relevante encampar essa iniciativa, como forma de ampliar o espectro do público atingido pelas suas ações de difusão do conhecimento científico e tecnológico. Esse primeiro contato da criança com o INPE representa uma porta de entrada para seu interesse pela ciência e os benefícios que ela pode trazer à sociedade.

Para que o material fosse aproveitado da melhor forma, fornecendo resultados e subsídios que permitissem aferir a sua contribuição para a divulgação da ciência e a qualidade da recepção e da percepção por parte do público-alvo, era necessário ir além da simples publicação das animações na Internet. Assim, o INPE contou com o apoio de especialistas em Educação da Prefeitura de São José dos Campos, visando, principalmente, alinhar o conteúdo das animações e o caderno de orientação didática às expectativas e diretrizes da Matriz Curricular da Secretaria de Educação e Cidadania.

A percepção e avaliação das experiências do trabalho a ser desenvolvido em sala de aula serão compartilhadas por professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino em um blog. O material será útil para outros educadores e também para uma eventual adequação do caderno de orientação didática, em suas futuras edições.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários