Teste de um Motor Sólido ou Líquido? Fato Esclarecido


Olá leitor!

Em 10/09/2008 o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou na “Usina Coronel Abner” o teste de um motor-foguete que na época gerou muita discussão pela internet nos fóruns especializados entre os amantes da Astronáutica, engenheiros mecanicos e aeronauticos.

A discussão girava em torno se o teste mostrado pelo video abaixo era de um motor movido a propulsão líquida ou sólida. Caso fosse de propulsão líquida (como alguns defendiam) seria certamente o teste do motor L15 visando em breve o lançamento do primeiro foguete de sondagem a propulsão líquida brasileiro, ou seja, o VS-15.

Objetivando esclarecer de vez qual foi esse teste, já que na época o IAE não foi muito claro sobre o mesmo, o blog BRAZILIAN SPACE entrou em contato essa manhã como o Coronel Carlos Antônio Kasemodel que confirmou oficialmente as suspeitas do blog, ou seja, que teria sido o teste de um motor “Improved Orion” de origem americana, ou em outras palavras, o teste de um motor a propulsão sólida.

Acreditamos que esse teste tenha sido realizado na época visando o vôo da “Operação Maracati I” que viria ocorrer em 29/05/2009 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Com isso o blog “BRAZILIAN SPACE” ajuda a colocar em pratos limpos um fato até então não esclarecido.

Logotipo da Operação Maracati I

Duda Falcão


Teste do Motor Improved Orion - 10/09/2008

Comentários