INPE Inaugura Laboratório de Pesquisa Ambiental

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (29/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto inaugurou um laboratório de pesquisa ambiental.

Duda Falcão

Inaugurado Laboratório de Pesquisa Ambiental

29/07/2010

Criado para medir a qualidade da água e de extratos aquosos de amostras ambientais e, também, verificar a concentração de determinados gases na atmosfera, o Laboratório de Pesquisa Ambiental em Aerossóis, Soluções Aquosas e Tecnologias (Laquatec) foi inaugurado nesta quarta-feira (28/7) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP).

Com competência para manipulação e análise de amostras ambientais, o Laquatec, uma facilidade do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE, será utilizado por pesquisadores de diversas áreas do Instituto, como Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Sensores e Materiais (LAS), Combustão e Propulsão (LCP) e Observação da Terra (OBT), além de instituições parceiras.

Seus resultados terão impactos em estudos sobre mudanças ambientais e climáticas, ciclos biogeoquímicos, emissão de poluentes, entre outros. “Além de caracterizar quimicamente amostras ambientais - ar, água, solo, plantas, etc -, o laboratório colabora no desenvolvimento e testes de tecnologias com aplicações na quantificação e detecção de espécies químicas”, diz Cristina Forti, pesquisadora do INPE e uma das responsáveis pelo Laquatec.

Instalado em duas salas do prédio Circuito Impresso, o Laquatec já possui equipamentos para realizar análise por técnica de cromatografia a líquido, medições de carbono e nitrogênio e está adquirindo outras facilidades. O local está preparado para manipulação de amostras, calibração de sondas de qualidade de águas, caracterização de sensores, montagem de coletores de aerossóis, entre outras atividades.




Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: É o INPE se qualificando cada vez mais para melhorar a qualidade do serviço para qual foi criado. Parabéns ao instituto e ao seu diretor Gilberto Câmara.

Comentários