IAE Realiza Ensaio com Propulsor Improved Orion


Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (05/07) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto realizou dia 01/07 um ensaio de queima em branco de provas horizontal do propulsor Improved Orion americano.

Duda Falcão

IAE Realiza Ensaio de Queima em Banco de Provas
Horizontal do Propulsor Improved Orion (IO)


05/07/2010

Foi realizado com sucesso, na quinta-feira, dia 01 jul, na Usina Cel Abner, o ensaio de queima em banco do Propulsor Inproved Orion (IO), com o objetivo de determinar Impulso Específico e Curva de Empuxo x Tempo e avaliar as temperaturas na parte externa da tubeira, na superfície externa do motor e no domo do motor na região do ignitor.
O propulsor Improved Orion (IO) é utilizado como segundo estágio no Foguete de Sondagem VS-30/Orion e como mono-estágio no Foguete de Treinamento dos Centros de Lançamento, com a denominação de Orion.



No Brasil já ocorreram 4 lançamentos, sendo dois com o VS-30/Orion (Operação Baronesa e Operação Pirapema), ambas operações realizadas no CLA com os veículos portando experimentos científicos. E dois lançamentos com o Foguete de Treinamento Orion, Operação Parelhas realizada no CLBI e Operação Maracati I realizada no CLA



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)



Comentário: O blog acredita que esse ensaio tenha sido realizado visando a “Operação Maracati II”, prevista para ocorrer em outubro desse ano do CLA, através do lançamento de um foguete VSB-30 com experimentos do programa Microgravidade da AEB. Segundo foi divulgado e já abordado aqui no blog, antes do lançamento do VSB-30 será lançado um foguete Orion visando preparar as equipes para o vôo do VSB-30, foguete esse bem maior e bem mais complexo. Quem sabe o próprio coronel Kasemodel possa esclarecer ou confirmar as nossas suspeitas.

Comentários

  1. caro Duda Falcão
    Não há o que esclarecer. Voce está correto em sua análise.
    Abs
    Carlos A. Kasemodel

    ResponderExcluir
  2. Uma vez mais coronel obrigado pela sua atenção. Tinha quase certeza que estava certo, mais nada como uma confirmação oficial para deixar as coisas em seus devidos lugares.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário