Programa Globe da NASA no Brasil Capacita Professores Para Desenvolver Pesquisas em Sala de Aula

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (27/09) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o Programa Globe da NASA no Brasil capacita professores para desenvolver pesquisas em sala de aula.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Programa Globe da NASA no Brasil
Capacita Professores Para Desenvolver
Pesquisas em Sala de Aula

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 27/09/2018 - 11h44
Última modificação: 27/09/2018 - 14h45

Professores conhecem métodos e técnicas para
desenvolver pesquisas científicas.

Professores das redes pública e particular de ensino do Distrito Federal tiveram uma experiência inovadora, na última segunda-feira (24.09), promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no workshop Espaço Atmosfera e Mosquito, do programa Globe da NASA no Brasil. Eles aprenderam as técnicas e métodos de pesquisas científicas que evidenciam a relação das mudanças climáticas e o aumento da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zica, malária e chikungunya. Todo esse conhecimento será repassado a alunos e professores das escolas participantes.

Durante as atividades, realizadas no Planetário de Brasília, os 30 professores foram capacitados para coletar e analisar dados específicos dos protocolos de Atmosfera e Mosquito do Globe. Eles também receberam informações sobre pesquisas científicas associadas à medição de dados ambientais, além de orientações sobre a inserção do programa nas atividades escolares.

No workshop, os professores conheceram os protocolos Atmosfera e Mosquito, aprenderam a identificar os três gêneros do mosquito, receberam informações dos fatores que interferem no clico de vida do inseto e compreenderam a importância da pesquisa.

Todas as atividades tinham o propósito de ensinar, prever e controlar surtos de doenças e também utilizar o Globe Observer, um aplicativo para cientistas e cidadãos que desejam aprender e trabalhar juntos em observações regulares sobre o ambiente, trocando informações referentes à mudança do clima.Tanto as atividades teóricas como as práticas foram orientadas pelos master trainers do Globe no Brasil, o professor da Escola Técnica de Brasília, Izaías Cabral, e a professora da Escola Municipal Minas Gerais, do Rio de Janeiro, Inês Mauad.

Turma analisa dados dos protocolos de
Atmosfera e Mosquito do Globe.

Experiência e Aprendizado

Segundo o professor Alexandre David Zeitune, do Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho, que trabalha com estudantes com altas habilidades e superdotação, a participação no workshop trouxe conhecimento e o ajudou a compreender as diferenças entre as três larvas do mosquito, informação essencial, já que ele desenvolve com seus alunos alguns projetos para combater o mosquito Aedes Aegypti.

“As atividades do Globe ampliaram meus conhecimentos e despertaram ainda mais o interesse pelos protocolos, pois tenho um projeto com os alunos, em Sobradinho 2, em que pretendo levantar informações sobre o mosquito na região, local propício para a proliferação do inseto. Na escola em que trabalho há um aluno que está desenvolvendo um aplicativo que vai ajudar a identificar ou até mesmo combater os focos das larvas. Outro aluno está criando uma armadilha para eletrificar a água e matar as larvas do mosquito”, explicou o professor Alexandre.

A professora de Ciências, do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Suzana Souza Guedes já participou do workshop do Globe e quando soube dessa edição em Brasília não hesitou em se envolver novamente, pois para ela o evento é uma fonte de aprendizado que a mantém informada sobre as ações do programa, hoje inseridas nas atividades educacionais da escola.

“No colégio temos vários projetos relacionados ao Programa Globe, um deles é um estudo com a participação da população no controle do mosquito, no qual investigamos se as pessoas do nosso convívio sabem se prevenir contra o Aedes Aegypti. Por meio de entrevistas e investigações, constatamos que as pessoas com alta escolaridade e maior poder aquisitivo são as mais esclarecidas no que se refere a problemas causados pelo mosquito. O estudo mostrou ainda que a propagação do mosquito está relacionada à desigualdade social, ou seja, se queremos combater a proliferação desse inseto precisamos resolver antes de tudo a desigualdade social”, afirmou a professora Suzana.

Participantes do workshop analisam larva do
mosquito no aplicativo Globe Observer.

Globe

O Globe é um programa de Educação e Ciência Ambiental da Agência Espacial Norte Americana (NASA) com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e outras agências espaciais. O programa tem como objetivo envolver cidadãos na investigação e proteção da Terra por meio de análise de dados.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Muito bem Sr. Braga Coelho, e quanto aos três programas próprios de sua agencia de brinquedo, o seja, o UNIESPAÇO, o MICROGRAVIDADE e o AEB Escola, o que houve com eles? Aproveitando também a oportunidade o que houve com a Revista Espaço Brasileiro? Enfim, apesar da relevância do Programa Globe, o engraçado é que um programa conduzido por uma agencia espacial estrangeira ganha espaço no país com total apoio da AEB em detrimento dos seus três cruciais programas. Enfim... triste mas é o reflexo de sua gestão desastrosa.

Comentários