III Escola de Astrobiologia do Observatório Nacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma chamada publicada no site do “Observatório Nacional (ON)” divulgando a “III Escola de Astrobiologia do Observatório Nacional”, a ser realizada de 01 a 05 de outubro de 2018.

Duda Falcão

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

III Escola de Astrobiologia do Observatório
Nacional - 01 a 05 de outubro de 2018

O cometa C/2014 Q2 Lovejoy visto por telescópio
no fim de dezembro de 2014.

A Astrobiologia tem atraído cada vez mais a atenção da comunidade científica, uma vez que busca compreender, de uma forma multidisciplinar, a origem e a evolução da vida no nosso planeta e de forma mais abrangente, a possibilidade da existência de vida no Universo. Esse campo ganhou impulso ainda mais forte nos últimos anos, com a descoberta de quase 3800 planetas fora do sistema solar - os exoplanetas.

Desde 1996, O Observatório Nacional (ON) tem oferecido cursos voltados para uma grande gama de tópicos em astronomia, astrofísica e cosmologia. Através deles, o ON tem buscado complementar a formação de seus estudantes de pós-graduação, assim como a formação de estudantes de outras instituições, tanto nacionais quanto internacionais.

Sendo assim, o ON realizará este ano a III Escola de Astrobiologia (III AstrobiON) que terá 4 conferências realizadas por pesquisadores nacionais e 3 cursos ministrados por pesquisadores internacionais, todos de grande renome nas suas respectivas áreas.

Os cursos serão sobre os seguintes tópicos (4 aulas de 90 minutos de duração cada):

*  "Exoplanet Formation and Kepler Discoveries", Dr. Nader Haghighipour (University of Hawaii/EUA);

*  "The Search for the Origins of Life", Dr. Carlos Briones (Centro de Astrobiología/Espanha)

*  "The Search for Life on Mars and Beyond: What We Have Learned so Far", Dr. Nilton Rennó (University of Michigan/EUA);

Palestrantes convidados para as conferências:

*  Dr. Mário de Pinna (Museu de Zoologia/USP)

*  Dr. Gustavo F. Porto de Mello (Observatório do Valongo/UFRJ)

*  Dr. Ronaldo Fernandes (Museu Nacional/UFRJ

*  Dr. Douglas Galante (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron/CNPEM)

Maiores informações: astrobion2018@on.br

Crédito: Nicole Ottawa & Oliver Meckes / Eye of Science / Science - http://www.sciencesource.com
Extremófilo Tardigrada.
Imagen: NASA
Robô Curiosity. 


Fonte: Site do Observatório Nacional (ON)

Comentário: Quero aqui parabenizar o Observatório Nacional (ON) pela realização da terceira edição deste evento. A Astrobiologia é um ramo da Ciência Astronômica que vem crescendo muito pelo mundo e inclusive no Brasil, onde o Astrobiólogo Douglas Galante, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), é um dos seus principais lideres e também um dos membros integrantes do Consórcio Garatéa, consórcio este que em 2021 colocará em orbita lunar a fantástica missão brasileira GARATÉA-L. Parabéns a toda Comunidade Brasileira de Astrobiologia.

Comentários