Astronauta Marcos Pontes é Palestrante do 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (13/09) no “Portal da Cidade” de Foz do Iguaçu, destacando a presença do Astronauta Marcos Pontes nesta bela cidade paranaense, em novembro próximo, como um dos palestrantes do "1º Congresso Aeroespacial Brasileiro".

Duda Falcão

FOZ DO IGUAÇU

Astronauta Marcos Pontes é Palestrante
do 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro

Congresso será realizado em Foz do Iguaçu com a presença
de especialistas nacionais e internacionais.

Portal da Cidade
Postado em 13/09/2018 às 13:34
Atualizado hoje às 10:28

Foto: Arquivo/Ilustrativa

Para promover o diálogo entre a academia, a indústria e as instituições públicas do setor aeroespacial, a UniAmérica vai sediar nos dias 1, 2 e 3 de novembro o 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro. A programação terá palestras, minicursos e exposição de artigos científicos  com especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais, incluindo o astronauta brasileiro Marcos Pontes e o engenheiro da NASA, Todd Barber.

O evento é organizado por uma Comissão formada por várias instituições renomadas educacionais do país. Dentre as instituições organizadores estão o Parque Tecnológico Itaipu, a Universidade  o ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a Universidade Federal do Paraná.

Nessa primeira edição, o congresso abordará como tema “Diálogos entre Academia, Indústria e Política pública em prol de um Programa Espacial Brasileiro sustentável e impactante”.

O congresso também tem como enfoque o diálogo entre os principais atores do cenário aeroespacial brasileiro, visando proporcionar aos profissionais da área um espaço de exposição, debate de trabalhos e propostas inovadoras.

Palestrantes

Dentre os palestrantes confirmados, o primeiro é o astronauta Marcos Pontes. Em março de 2006, Pontes tornou-se o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço integrando a Missão Centenário, projeto criado entre o Brasil e Rússia com destino a Estação Espacial Internacional, com mais outros dois cientistas russos. A missão de Pontes durou 10 dias, tempo em que o engenheiro realizou diversos experimentos em ambientes de microgravidade.

Outro profissional importante que estará presente é Todd Barber, Engenheiro de Propulsão do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA). Todd recebeu o Exceptional Achievement Award da NASA em 1996 por seu trabalho no Galileo (Nave espacial norte-americana não tripulada, lançada pela NASA para estudar o planeta Júpiter.

Também participam do evento Lucas Fonseca, diretor executivo da Airvantis. Fonseca é Engenheiro Mecatrônico pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais, recebido pela ISAE-Supaéro na França.

O professor israelense e engenheiro pelo Technion – Instituto Israelense de Tecnologia, Alon Gany também é um dos palestrantes confirmados para o congresso. Gany é  PhD pelo Technion e membro do corpo docente desde 1979, foi diretor do Fine Rocket Propulsion Center e do Laboratório de Aerotermodinâmica e membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE-US).

As inscrições para o congresso são limitadas e podem ser feitas pelo site da UniAmérica

Serviço

1º Congresso Aeroespacial Brasileiro
Data: 1 a 3 de novembro
Local: UniAmérica – Centro Universitário


Fonte: Portal da Cidade de Foz do Iguaçu - https://foz.portaldacidade.com

Comentário: Pois é leitor, esta será uma iniciativa formalizada pela própria Comunidade Espacial do país para tentar encontrar soluções que deem definitivamente um rumo desenvolvimentista ao nosso “Patinho Feio”. Afinal, mesmo sendo um programa governamental e de suma importância para o futuro de qualquer Sociedade desenvolvida que queira ter voz ativa a nível internacional e planetária, desde a implementação desses desastrosos governos civis de populistas de merda, jamais teve a sua importância estratégica reconhecida, o que nos levou ao total descaso sob o comando de uma Agencia Espacial de Brinquedo (AEB) sem qualquer força politica. Um verdadeiro caos que esta matando aos poucos os sonhos dos pioneiros de nos tornarmos parte do Clube das Nações que dominam o ciclo completo de acesso ao espaço. Como cidadão Brasileiro, amante, defensor e divulgador das atividades espacias brasileiras, estaremos presente, cobrindo este importante evento para o futuro de nosso País.

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa! Sou enfermeira, fiz parte de quadro temporário da FAB até maio deste ano. Atualmente, estou desenvolvendo pesquisa independente sobre o Transporte Aeromédico (Enfoque no desenvolvimento do conhecimento do profissional Enfermeiro).

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos! Parabéns pelo blog. São iniciativas como essa que fomentam o desenvolvimento da C&T. Estou acompanhando as postagens sobre os assuntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almada Ruiz!

      Obrigado pelas felicitações. Esses quase 10 anos online Almada, tem sido um exaustivo trabalho para mim, mas ao mesmo tempo muito prazeroso e espero (quando me for) ter contribuído significamente com o PEB.

      Abs

      (Duda Falcão)
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário