Agência Espacial Realiza "10º Workshop do Programa Globe da NASA" no Planetário de Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (20/09) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que esta agencia realizará dia (24/07) o “10º Workshop do Programa Globe da NASA” no Planetário de Brasília.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Agência Espacial Realiza 10º Workshop do
Programa Globe no Planetário de Brasília

Publicado em: 20/09/2018 16h02
Última modificação: 20/09/2018 16h03


Professores das redes pública e particular de ensino do Distrito Federal podem se inscrever até esta quinta-feira (20.09), na 10ª edição do Workshop Espaço Atmosfera e Mosquito do Programa Globe da NASA no Brasil, a ser realizado dia 24 de setembro, no Planetário de Brasília – Eixo Monumental.

O Globe é um programa de Educação e Ciência Ambiental da Agência Espacial Norte Americana (NASA) com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e outras agências espaciais. O programa tem como objetivo envolver cidadãos na investigação e proteção da Terra por meio de análise de dados.

Durante o workshop os professores coletarão dados científicos ambientais seguindo os protocolos do mosquito, que abrange coletas do inseto e de dados ambientais com o intuito de identificar o gênero, fase larval e a relação dele com doenças e o ambiente.

O protocolo atmosfera compreende atividades de coleta e análise de dados referente ao clima da Terra, interpelações entre os oceanos, a atmosfera, os processos geológicos com dados da atmosfera, precipitação líquida, temperatura do ar e umidade relativa.

O workshop é uma forma de levar o programa Globe a todos os estados do Brasil. Hoje, o Globe está presente em mais de 120 países. O programa permite que professores possam inserir as atividades em currículos escolares incentivando o desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas em colaboração com a comunidade Globe.

Inscrições

Os professores interessados em participar do workshop podem fazer a inscrição até o dia (20.09), enviando seus dados pessoais: nome, telefone, local de trabalho e formação para o e-mail dsad.globe@aeb.gov.br.

O programa Globe já está presente em todas as regiões brasileiras. A última edição foi realizada no mês de agosto em Manaus, Norte do País. A penúltima aconteceu na região da Tríplice Fronteira – Foz do Iguaçu (PR), Argentina e Paraguai. Já foram realizados workshops em Brasília, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Manaus. Mais informações sobre as atividades do Globe acesse o endereço: www.globe.gov.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários