sexta-feira, 17 de março de 2017

Basta Brasil Pedir: Rússia Está Pronta Para Aperfeiçoar Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (17/03) no site “Sputnik News” destacando que segundo o diretor da ROSCOSMOS, basta o Brasil pedir que a Rússia está para aperfeiçoar Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Basta Brasil Pedir: Rússia Está pronta Para
Aperfeiçoar Centro de Lançamento de Alcântara

Sputnik News
17/03/2017 -  06:46

Foto: Aeronáutica

A ROSCOSMOS, Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia, está pronta a considerar criação de infraestrutura para realizar lançamentos espaciais a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) caso o Brasil envie a devida proposta, declarou o diretor da corporação estatal, Igor Komarov, à Sputnik.

"Caso solicitem, consideraremos a questão", afirmou Komarov quando perguntado se a Roscosmos está disposta a desenvolver e construir no Brasil o complexo de lançamento necessário.

O diretor da ROSCOSMOS ressaltou que Rússia e Brasil já possuem alguns projetos conjuntos na área espacial.

"Cooperamos ativamente com o Brasil, incluindo desenvolvimento do sistema de navegação global por satélite — GLONASS, bem como outros projetos."

Segundo informações anteriores, o acordo intergovernamental de cooperação de longo prazo em uso de foguete ucraniano Cyclone 4 no Centro de Lançamento de Alcântara assinado pelo Brasil e Ucrânia em 2003 foi unilateralmente denunciado pelo Brasil no terceiro trimestre de 2015.

De acordo com a Ucrânia, o nível de prontidão do foguete Cyclone 4 atingiu 90% no momento do término da cooperação. Além disso, existe possibilidade de os EUA financiarem a conclusão da construção do Centro de Lançamento de Alcântara.


Fonte: Site Sputniknews - http://br.sputniknews.com/

Comentário: Bom leitor, é claro que um acordo amplo com os Russos na área espacial seria de grande valor para nós, desde que fosse formulado por gente competente e realmente comprometida com os interesses espaciais do Brasil, mas antes de qualquer acordo nesta área, seria necessário primeiro que o Governo Brasileiro (independentemente de cor) tenha vergonha na cara e passe a ter compromisso com o programa e com o país, tornando-o um programa de estado. Sem isso e tendo esses populistas de merda no poder, não ia adiantar absolutamente nada. Agora, Sr. Komarov, fala sério, o seu governo na realidade está preocupado com as negociações em andamento do Governo TEMER com os americanos para o CLA, né verdade???? Rsrsrsrsrsrs. Aproveitamos para agradecer mais uma vez ao nosso leitor e colaborador, Jahyr Jesus Brito, pelo envio dessa notícia.

7 comentários:

  1. O governo russo defende os interesses russos; o governo dos EUA defende os interesses dos Estados Unidos. Os interesses do Brasil, alguém defende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!

      Boa pergunta.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. E o Brasil com os devidos recursos seria capaz de finalizar o CLA e lançar um satélite, em Duda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      Certamente, porém uma correção. O CLA já está operacional e pode lançar sem problemas satélites de porte médio, desde que seja através de um foguete que possa ser adaptado a plataforma do VLS-1. Além do mais obras estão em andamento para melhorar ainda mais as instalações do centro.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Chrystynna!

      Correção, pretende lançar, porem depende de uma série de fatores, e sinceramente não acredito que isso ocorra, mas...

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir