Leonard Nimoy, o Spock de 'Jornada nas Estrelas', Morre aos 83 Anos

Olá leitor!

Abaixo uma matéria postada dia (27/02) no site “G1” do globo.com, informado a falecimento do ator norte-americano Leonard Nimoy, o Mr. Spock, da famosa série de TV “Jornadas nas Estrelas” dos anos 60.

Duda Falcão

CINEMA

Leonard Nimoy, o Spock de 'Jornada
nas Estrelas', Morre aos 83 Anos

Ator morreu nesta sexta (27), confirmou sua mulher ao 'New York Times'.
Ele revelou no ano passado ter grave doença no pulmão.

Do G1, em São Paulo
27/02/2015 - 14h24
Atualizado em 27/02/2015 - 17h57

(Foto: Divulgação)
O ator Leonard Nimoy como Spork em
'Jornada nas Estrelas', no ano de 1966 .

O ator norte-americano Leonard Nimoy, conhecido pelo papel de Spock em "Jornada nas estrelas", morreu aos 83 anos, na manhã desta sexta-feira (27), em sua casa em Bel Air, bairro de Los Angeles. Sua mulher, Susan Bay Nimoy, confirmou a notícia ao "New York Times", dizendo que a causa da morte foi o estágio final de doença pulmonar crônica obstrutiva.

Na semana passada, Nimoy foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles, EUA, após sentir fortes dores no peito.

De acordo com o site TMZ, o ator precisou ir ao hospital várias vezes nos últimos meses devido a complicações decorrentes da doença.

Em fevereiro do ano passado, ele revelou ter uma grave doença no pulmão. "Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz pare agora!", escreveu em sua conta oficial no Twitter, na ocasião.

"A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ter acontecido, mas não preservados, exceto na memória". Esse foi o último tuíte de Leonard Nimoy. Nos últimos dias, ele postou poesias, se disse arrependido de ter fumado, entre outras mensagens que indicavam uma despedida.

(Foto: Reprodução/Twitter)
Leonard Nimoy, ao lado do também ator Jim Parsons, em
sua participação na série 'The Big Bang Theory' em 2012.

A doença de que Nimoy sofria – conhecida no Brasil como DPOC – tem forte relação com o fumo. Ela é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Biografia

Leonard Nimoy Simon nasceu em Boston, EUA, em 26 de março de 1931. Seus pais eram imigrantes judeus da Ucrânia. Ele desenvolveu interesse em atuar em uma idade precoce, sendo sua primeira aparição no palco aos oito anos em uma produção de "Hansel e Gretel".

Nimoy fez aulas de teatro por um tempo no Boston College, e, depois de sair de casa para seguir carreira em Hollywood, ele conseguiu seu primeiro papel principal no filme "Kid Monk Baroni", de 1952.

Depois de servir no Exército de 1953 a 1955, ele fez pequenos papéis em alguns filmes, mas principalmente em séries de TV, aparecendo em episódios de "Dragnet", "Sea Hunt", "Bonanza", "Wagon Train", "Rawhide", "The Twilight Zone", "Os Intocáveis", "The Outer Limits", "The Virginian", "Get Smart" e "Gunsmoke" antes de alcançar a fama em "Jornada nas estrelas".

Diretor

Ele também passou para trás das câmeras e dirigiu o terceiro e quarto longas de "Star Trek", sendo que "Star Trek IV: a volta para casa" foi então o filme de maior sucesso da série no cinema.

Nimoy também dirigiu os filmes "Coisas engraçadas do amor", com Gene Wilder, e "Três solteirões e um bebê", de 1987, uma das comédias de maior bilheteria da época.

Mais recentemente, ele retornou à série "Fringe" como o maníaco professor William Bell, e fez a voz de Spock em um episódio de 2012 de "Big Bang Theory". O último trabalho dele como Spock foi "Além da escuridão: Star Trek" (2013), segundo longa da franquia desde a retomada com "Star Trek" (2009), sob direção de J.J. Abrams.

Leonard Nimoy foi casado duas vezes, com a atriz Sandra Zober (1954-1987), com quem teve um casal de filhos, e com Susan Bay, desde 1988. Seu filho, Adam Nimoy, hoje é diretor de televisão.

(Foto: Divulgação)
Leonard Nimoy como Dr. Spock em 'Jornada das Estrelas'.
(Foto: Divulgação )
Leonard Nimoy com Grace Lee Whitney e Willian Shatner
como Mr. Spock, Yeoman Rand e Capitão James Kirk em foto
de divulgação da série 'Jornada das Estrelas' em 1966.
(Foto: Jerry Mosey/AP/Arquivo)
Foto de 28 de Junho de 1973 mostra o ator Leonard Nimoy
durante uma entrevista em Nova York.
(Foto: Mario Anzuoni/Reuters/Arquivo)
Os atores William Shatner (esquerda) e Leonard Nimoy posam
para foto durante entrevista no 40º aniversário da série de ficção científica 
Star Trek' (Jornada nas Estrelas) em Los Angeles, em agosto de 2006.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Confesso que fui pego de surpresa por esta triste notícia. Desde os meus sete anos de idade sou um dos admiradores da Serie Jornadas nas Estrelas (tendo inclusive a primeira temporada completa em minha videoteca), série esta criado pelo genial roteirista e produtor, Eugene Wesley Roddenberry (mais conhecido como Gene Roddenberry - já falecido), onde o ator Leonard Nimoy atuou representando um dos mais marcantes personagens da história das series de TV de Ficção Científica em todo o mundo. O Mr. Spock protagonizado pelo Leonard Nimoy ajudou muito a estimular por gerações em todo o mundo o sonho da conquista espacial, e hoje muitos jovens ainda são estimulados por esta série, e por conta disto decidem por seguir uma carreira na área espacial. O Blog BRAZILIAN SPACE lamenta profundamente a perda do ator Leonard Nimoy, e  envia do Brasil os nossos sinceros votos de pesar a família do ator. Vida longa e próspera Mr. Spock, onde quer que o senhor esteja.

Comentários

  1. Uma perda irreparável. Mas a vida é uma constante despedida. Temos de nos acostumar a isto, um dia.

    ResponderExcluir
  2. Uma lástima esta perda. Eu conheci o ator pessoalmente quando o mesmo esteve no Brasil para uma convenção. Foi realmente um sonho de criança realizado, conhecer um cara que inspirou gerações de pessoas no mundo inteiro. Peguei um autografo no livro "Eu sou Spock", e falei rapidamente com ele. Vida Longa & Próspera Nimoy !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário