Câmara Aprova Brasil no ESO

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia divulgada pelo jornalista Salvador Nogueira ontem (19/03) através do seu blog “Mensageiro Sideral” locado no site do Jornal Folha de São Paulo, destacando que finalmente a Câmara Federal aprovou o acordo de adesão do Brasil ao ESO (Observatório Europeu do Sul).

Duda Falcão

Câmara Aprova Brasil no ESO

POR SALVADOR NOGUEIRA
19/03/15 - 18:49

Depois de algumas idas e vindas que causaram comoção na comunidade astronômica, o acordo de adesão do Brasil ao ESO (Observatório Europeu do Sul) foi aprovado nesta quinta-feira (19) pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

(Crédito: ESO)
Concepção artística do E-ELT, maior telescópio
do mundo, a ser construído pelo ESO.

Aleluia, irmãos! A proposta de adesão havia sido assinada pelo governo brasileiro e pelo consórcio internacional em 2010 (fim do governo Lula), mas passou alguns anos no limbo (sem quem o apadrinhasse no Ministério da Ciência e Tecnologia), até iniciar sua tramitação no Congresso, em 2013.

A questão ainda não está resolvida, contudo. Depois de terminar sua tramitação na Câmara, o Projeto de Decreto Legislativo que libera a entrada do Brasil no ESO precisa passar pelo crivo do Senado.

De toda forma, é uma grande notícia, sobretudo num momento de descrença geral com nossa classe política. O Mensageiro Sideral agradece coletivamente à Câmara dos Deputados por fazer o seu trabalho e finalmente dar andamento ao processo.

Curiosamente, para aprová-lo, a Câmara precisou passar por cima do PT, que solicitou a retirada da pauta do Plenário, mas foi derrotado por 198 votos a 155. Em seguida, o PDL foi à votação e acabou aprovado. Se ainda restava alguma dúvida da má-vontade do governo para com a iniciativa, não há mais.

Caso o Senado também faça a sua parte, o Brasil deve se tornar o décimo-quinto país-membro e primeiro não-europeu a aderir à organização internacional.

Desde a assinatura do acordo de adesão, em 2010, os astrônomos brasileiros já têm tido acesso pleno às instalações do ESO, que contam com telescópios de ponta. E tudo ficará ainda melhor na próxima década, quando a organização terminar a construção do E-ELT, destinado a ser o maior telescópio de solo do mundo.

Por sua participação, o Brasil se compromete a pagar 270 milhões de euros (na moeda corrente, quase R$ 1 bilhão), mas até o ano de 2021. Mas que ninguém se preocupe com a atual situação da economia nacional: nos dois primeiros anos, a contribuição a ser paga é de cerca de 10 milhões de euros (R$ 35 milhões).

Veja a fonte da notícia visitando o link: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2015/03/19/camara-aprova-brasil-no-eso/


Fonte: Blog "Mensageiro Sideral" - http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br

Comentário: Bom leitor para ser sincero eu tenho dúvidas quanto a este acordo, não só devido as opiniões divididas entre os astrônomos brasileiros quanto a sua viabilidade, mas também e principalmente devido a conhecida falta de comprometimento e seriedade do governo brasileiro com acordos internacionais assinados onde o populismo não possa ser exercido com eficiência ou então não exista alguma forma de ganhos excursos. Mas enfim... ta aí a notícia.

Comentários

  1. Eu gastaria este 1 bilhão no desenvolvimento de um lançador de satélites.
    Para mim é mais prioritário que ficar olhando estrelas...

    ResponderExcluir
  2. Não precisaria deixar de investir no ESO. Bastaria usar os recursos gastos na ACS, no programa espacial de verdade, no VLS e VLM.

    ResponderExcluir
  3. Amigo anonimo caia na real !
    Dinheiro para espaço no Brasil é igual a cobertor de pobre.
    Não dá pra investir em tudo.
    Tem que priorizar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário