Programa Brasil com Ciência: O Brasil Quer Lançar Foguete, Mas Não Tem Onde Carregar
Caros leitores e leitoras do BS!
No dia 9 de junho, o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT), em parceria com o Canal TVT — disponível no YouTube e em sinal aberto na região metropolitana de São Paulo — lançou mais uma edição do Programa Brasil com Ciência.
O episódio, intitulado "O Brasil Quer Lançar Foguete, Mas Não Tem Onde Carregar", destaca uma preocupação recorrente no setor: todos os projetos de veículos lançadores nacionais correm o risco de sofrer atrasos devido à ausência de infraestrutura adequada para o carregamento de motores. Essa possibilidade que já havia sido mencionada aqui no BS na semana passada (fique atento para o corte), de acordo com os autores dessa edição do programa, mesmo com a liberação de R$ 25 milhões pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) em dezembro passado para a recuperação da Usina Coronel Abner, o cenário mais otimista aponta para um prazo mínimo de um ano até que a estrutura esteja funcional.
O episódio também aborda os desdobramentos e discussões sobre chamado “Patinho Feio” — o pífio Programa Espacial Brasileiro (PEB) — durante mais uma edição do dispendioso encontro de amiguinhos promovido por membros da bolha governamental com a participação de alguns desavisados: o SpaceBR Show 2025. Vale destacar que, apesar da insistência dessa gente em rotulá-lo como uma "feira de negócios", na verdade esse evento está bem longe do que tradicionalmente se espera de uma Feira de Negócios do Setor Aeroespacial.
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso membro e parceiro Carlos Cássio Oliveira, presidente do Centro Experimental de Foguetes da Bahia (CEFAB), pelo envio desse vídeo
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário