A Blue Origin Realizou com Sucesso Ontem (29/06) a Sua Terceira Missão Suborbital Tripulada do 'Foguete New Shepard' em Menos de Três Meses
Caros leitores e leitoras do BS!
Crédito: Transmissão ao vivo da Blue Origin
![]() |
A cápsula New Shepard da missão NS-33 (em primeiro plano) pousou a poucos centenas de metros do propulsor, um feito incomum nas missões anteriores. |
No dia de ontem (29/06), o portal SpaceNews noticiou que a Blue Origin havia lançado no mesmo dia sua terceira missão suborbital tripulada em apenas dois meses e meio, levando ao espaço um grupo diverso que incluiu um casal e um advogado com histórico judicial controverso.
De acordo com a nota do portal, o Foguete New Shepard decolou às 10h40 (horário do Leste dos EUA) a partir do Launch Site One, no oeste do Texas. As tentativas anteriores, nos dias 21 e 22 de junho, foram canceladas devido às condições meteorológicas adversas, incluindo ventos fortes e cobertura de nuvens. O lançamento de sábado também sofreu atraso de pouco mais de uma hora por causa do clima.
O propulsor realizou um pouso controlado cerca de sete minutos e meio após a decolagem. A cápsula, por sua vez, retornou quase três minutos depois, após atingir uma altitude máxima de 105 km.
Pela primeira vez, a cápsula pousou a poucos metros do propulsor, algo incomum nas missões do New Shepard. A proximidade não pareceu afetar significativamente as operações de recuperação. A transmissão ao vivo da Blue Origin utilizou mais imagens de drones que o habitual para mostrar os seis tripulantes saindo da cápsula.
“Para referência, o local de pouso da cápsula hoje foi resultado de ventos baixos no Launch Site One e permaneceu dentro das margens de segurança previstas em nossos modelos”, informou a empresa nas redes sociais após o voo.
Entre os passageiros estava Owolabi Salis, apresentado pela Blue Origin como advogado e consultor financeiro. No entanto, Salis foi cassado em Nova York em 2022 por apresentar petições de imigração fraudulentas e infundadas. Em 2023, foi acusado de exercício ilegal da advocacia e apropriação indébita de recursos de clientes.
Também participaram do voo os esposos Allie e Carl Kuehner — ela, conservacionista; ele, presidente de uma empresa do setor imobiliário. Eles são o segundo casal a voar junto em uma missão do New Shepard, após Marc e Sharon Hagle, que participaram das missões NS-20 (março de 2022) e NS-28 (novembro de 2024).
Completaram a tripulação Leland Larson, ex-CEO de empresas de transporte rodoviário; Freddie Rescigno Jr., proprietário da fabricante de cabos elétricos Commodity Cables; e Jim Sitkin, advogado trabalhista aposentado.
A NS-33 foi a terceira missão tripulada da Blue Origin em menos de três meses, após os voos NS-31 em 14 de abril e NS-32 em 31 de maio. Este foi o quinto voo do New Shepard em 2025, incluindo uma missão com tripulação em fevereiro e outra com carga útil simulando gravidade lunar, também em fevereiro.
A Blue Origin ainda não divulgou uma meta oficial de lançamentos para este ano. No entanto, o CEO Dave Limp afirmou em conferência realizada em maio que o New Shepard representa um "bom negócio", mesmo com a crescente dedicação da empresa ao foguete orbital New Glenn, ao módulo lunar Blue Moon e a outros projetos espaciais.
“Há uma demanda insaciável por parte de pessoas que cresceram sonhando com o espaço e agora querem vivenciar essa experiência — algo que ainda é difícil de realizar”, disse Limp no evento Humans to the Moon and Mars Summit.
Para aqueles que entusiastas que não puderam acompanhar ao vivo e em português como foi esse lançamento da Blue Origin , recomendamos o "Canal Homem do Espaço" do nosso amigo Junior Miranda. A transmissão pode ser acessada através do link abaixo.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário