Governo Brasileiro Promulga Protocolo Complementar Para o Desenvolvimento do CBERS-6 Com a China

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Imagem de Divulgação: INPE

Segundo nota divulgada pelo portal da Agência Espacial Brasileira (AEB), foi publicado nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU) o Decreto nº 12.496, de 9 de junho de 2025, que promulga o Protocolo Complementar sobre o Desenvolvimento Conjunto do Satélite CBERS-6. O acordo foi celebrado entre os governos do Brasil e da China.
 
O Protocolo já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2024, por meio do Decreto Legislativo nº 214/2024. O texto, originalmente apresentado no Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 361/2024, foi assinado em Pequim em 14 de abril de 2023, estabelecendo os termos para o desenvolvimento e o lançamento do sexto satélite da série CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite).
 
Com lançamento previsto para 2028, o CBERS-6 utilizará a Plataforma Multimissão (PMM), desenvolvida no Brasil e validada anteriormente na missão Amazonia 1. A carga útil será um radar de abertura sintética (SAR), em banda X, fornecido pela China. Essa tecnologia tem como principal vantagem a capacidade de aquisição de imagens mesmo sob condições meteorológicas adversas, como nuvens, fumaça ou chuva, além de operar tanto de dia quanto à noite.
 
A nova missão complementará os dados ópticos gerados pelos satélites anteriores da série CBERS, ampliando significativamente as possibilidades de observação e monitoramento da superfície terrestre.
 
O CBERS-6 será fundamental para fornecer dados estratégicos nas áreas de planejamento territorial, monitoramento ambiental, combate ao desmatamento e queimadas, vigilância de fronteiras, estudos urbanos, monitoramento de recursos hídricos e vegetação, vigilância costeira e aplicações na agricultura.
 
Aproveitamos para agradecer publicamente ao nosso amigo e parceiro Eugênio Preza, da startup EP.SpaceBr, pelo envio dessa noticia.  
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários