A Startup 'New Frontier Aerospace' dos EUA, Testa Com Sucesso Motor-Foguete Que Se Tornará o Motor Mais Avançado do Mundo, Voando Mais Rápido Que Mísseis

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Desde o dia 29 de junho, uma notícia curiosa da área de propulsão tem ganhado destaque nas redes sociais. A startup norte-americana New Frontier Aerospace, sediada em Washington (EUA) e especializada em motores-foguete avançados, anunciou o teste bem-sucedido de seu novo motor impresso em 3D: o Mjölnir.
 
Credito: New Frontier Aerospace
O motor de foguete Mjölnir.

Nomeado em homenagem ao lendário martelo de Thor, da mitologia nórdica e popularizado pelos filmes do Universo Marvel, o Mjölnir é um motor de foguete com combustão em estágios de fluxo total — uma tecnologia de ponta — que operou com emissão negativa de carbono, utilizando gás natural liquefeito (GNL) derivado de resíduos biológicos, e que, segundo a nota, se tornará o motor mais avançado do mundo, voando mais rápido que mísseis.

 
Credito: New Frontier Aerospace
Testes de alta potência do motor-foguete Mjölnir.

Ainda segundo a nota da empresa, o sistema de propulsão será integrado a um Pathfinder, um drone hipersônico com decolagem e pouso vertical (VTOL), cuja campanha de testes de voo está prevista para começar em 2026. Além disso, o motor também será utilizado no Bifröst, um veículo de transferência orbital com previsão de entrada em operação em 2027. Ambos os projetos estão em desenvolvimento pela própria New Frontier Aerospace.
 
Os testes realizados confirmaram características-chave como ignição estável e controle preciso do empuxo, representando um avanço significativo na busca por soluções de propulsão sustentáveis para aplicações militares e espaciais.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários