INPE Investiga Cratera Gigante Aberta Por Um Asteroide em Ubatuba Há 6 Milhões de Anos

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (20/09) no site do jornal “O VALE”, destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) investiga Cratera Gigante aberta por um asteroide em Ubatuba6 milhões de anos.

Duda Falcão

HOME

INPE Investiga Cratera Gigante Aberta Por Um
Asteroide em Ubatuba Há 6 Milhões de Anos

Com 300 metros de profundidade, cratera de formato
quadrado está incrustada no meio do Parque
Estadual da Serra do Mar

Xandu Alves
São José dos Campos
September 20, 2015 - 00:16

Uma imensa cratera em formato de quadrado, incrustada no Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba, é alvo de pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José. Eles acreditam ser a formação fruto do impacto de um corpo celeste. No caso, um asteroide.

Com cerca de 1,5 quilômetro em cada lado e 300 metros de profundidade, a cratera pode ter sido criada há 6 milhões de anos, data do último soerguimento da Serra do Mar, segundo o INPE.

Porém, o que intriga os pesquisadores é que sedimentos encontrados no fundo do imenso buraco são mais “jovens”: só 150 mil anos de idade.

“Vamos contratar uma lancha para realizar uma missão na cratera e coletar mais amostras”, disse Paulo Roberto Martini, geólogo e pesquisador do INPE, também colunista de O VALE.

A cratera fica em Ubatu-mirim, perto da BR-101 (Rodovia Governador Mário Covas) e do leito do rio Puruba.

Segundo Martini, outros pesquisadores mapearam a área da formação e não conseguiram identificar uma origem tectônica, o que aumenta a chance de se comprovar o impacto de um asteroide.

“A observação a partir do espaço nos revela a estupenda estrutura com paredes abruptas de forma mais quadrada do que redonda”, apontou ele em artigo para O VALE.

Planeta - Além da missão no local, que ainda não tem prazo para ocorrer, o trabalho se concentra em investigar outras regiões do planeta com impactos recentes, em razão da magnitude da cratera.

“Quando um corpo celeste é suficientemente grande para abrir uma cratera, pode criar cicatrizes de impacto em outras regiões do mundo”, disse.

Uma das hipóteses apontadas pelo geólogo do INPE é que uma região no Canadá também poderia ter sido afetada por resíduos do mesmo corpo celeste que atingiu a serra em Ubatu-mirim.

Saiba mais

Ubatuba

INPE investiga a existência de uma cratera na região de Ubatumirim que teria sido formada pela queda de um asteroide

Idade

Pela aparência da cratera, pesquisadores consideram que ela teria aparecido durante soerguimento da Serra do Mar, há 6 milhões de anos

Jovem

Porém, sedimentos extraídos da cratera são mais jovens, com 150 mil anos de idade

Localização

Perto da BR-101, dentro dos limites da reserva do Parque Estadual da Serra do Mar e próximo ao leito do rio Puruba

Missão

Pesquisadores estudam contratar lancha para acessar a cratera pelo rio Puruba

Dimensão

A cratera tem o formato de um imenso quadrado, com cerca de 1,5 quilômetro de lado, parecido com uma grande cicatriz meteorítica do Arizona

Profundidade

Cerca de 300 metros


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 20/09/2015

Comentários

  1. Por que não tem nenhuma informação no site do INPE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Unknown!

      Não temos essa resposta para você.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário