Certificado de Tipo do VSB-30 Modelo V07 é Assinado Pelo IFI
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (28/08) no site do Instituto
de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o foguete VSB-30 brasileiro
recebeu nova certificação do Instituto de
Fomento e Coordenação Industrial (IFI).
Duda Falcão
Certificado de Tipo do VSB-30
Modelo V07 é Assinado Pelo
IFI
Publicada em
28/09/2015 - 09:59
Atualizada em
28/09/2015 - 10:20
Foi assinado
esta semana pelo diretor do IFI (Instituto de Fomento e Coordenação
Industrial), Organismo de Certificação Espacial, por delegação da AEB (Agência
Espacial Brasileira), o certificado de tipo do VSB-30 modelo V07.
Após o
recebimento do certificado de tipo do VSB-30 modelo V01, em outubro de 2009 ,
algumas modificações foram implementadas, com êxito, nos lançamentos
subseqüentes. As principais modificações implementadas no VSB-30 V07 em relação
ao VSB-30 modelo V01 foram: Mudança de “lay-out” do Módulo Dianteiro do
Primeiro Estágio; Mudança de “lay-out” do Módulo Dianteiro do Segundo Estágio;
Implementação do Dispositivo Mecânico de Segurança acionado manualmente
(DMS-M), nos sistemas de ignição dos motores do primeiro e segundo estágios;
Utilização do Módulo de Segurança do PIR (Propulsor Impulsor de Rolamento) para
retirada das calhas; Mudança do iniciador do ignitor dos motores do primeiro e
segundo estágios; Mudança do material do corpo do ignitor dos motores do primeiro
e segundo estágios; e Mudança de material das proteções térmicas rígidas dos
motores do primeiro e segundo estágios.
Pode-se
dizer, resumidamente, que certificar um produto é o processo pelo qual o
Organismo Certificador avalia e assegura que o produto está em conformidade com
os requisitos relativos à segurança e ao cumprimento da missão.
A certificação é a proteção legal, confiança na operação do
produto e no cumprimento da missão. Os benefícios alcançados com a certificação
são muitos. Alguns benefícios: gestão do conhecimento - enriquecimento do
acervo da documentação do VSB-30 devido à elaboração dos documentos exigidos
pela certificação para a comprovação dos requisitos e de segurança, além dos
comumente gerados na gestão do projeto; qualidade do produto - rigorosa
exigência do Órgão Certificador na comprovação dos processos e dos requisitos
técnicos e funcionais melhora a qualidade do produto; redução de riscos –
consequente contribuição da certificação na redução dos riscos em todas as fases
do projeto e na operação do sistema VSB-30; e cultura organizacional - a
cultura da Certificação Espacial desenvolvida e adquirida pelo IAE e pelo IFI,
pode ser aplicada a todos os projetos da Subdiretoria de Espaço do Instituto de
Aeronáutica e Espaço.
Muitas
equipes do IAE e do IFI estiveram envolvidas durante todo o processo de
Certificação do VSB-30. O IAE destaca e agradece àqueles que se comprometeram e
perseveraram, e fizeram acontecer.
O VSB-30 É
UM SUCESSO NACIONAL
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
Comentário: Pois é leitor, apesar de todo
descaso do desgoverno da “DebiOgra” e da já reconhecida e certificada internacionalmente
qualidade e confiabilidade deste foguete brasileiro, o IAE conseguiu manter
desde a sua primeira certificação um processo de atualização constante do
modelo já certificado, coisa que ocorreu também com VS40 (hoje denominado de VS40M) e creio também
com o VS30, foguetes estes ainda não certificados. Isto vem demonstrar leitor
que apesar de COLLORS, ITAMAS, HENRIQUES, LULAS, e DEBIOGRAS da vida, e todo mal
que esses vermes causaram e ainda causam ao PEB nessas quase três décadas, os profissionais do IAE realizaram com compromisso a sua missão, colocando o Brasil entre as nações
que dominam a tecnologia de produção e lançamento de foguetes suborbitais. Parabéns ao IAE e ao IFI.
olá Duda falcão.. gostaria de saber, hoje como esta o Programa Cruzeiro do Sul com a Rússia ?
ResponderExcluirnão vimos mais noticias desse projeto ?
abraço amigo!
Olá Rohip!
ExcluirNão há mais essa coisa de Programa Cruzeiro do Sul. Até mesmo o seu idealizador e coordenador, o Dr. Paulo Moraes Jr., infelizmente faleceu em 2014. Os únicos veículos lançadores desse programa que ainda estão nos planos do IAE são o Beta e o Gama, mas na atual conjuntura política não passam de pura ficção científica.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)