NASA alcança a marca de 6.000 exoplanetas confirmados
Olá, Entusiasta!
Com base na notícia publicada no dia 17/09 pelo JPL (Jet Propulsion Laboratory) em seu site oficial (veja aqui), a NASA alcançou um marco histórico na astronomia: a contagem de planetas confirmados fora do nosso Sistema Solar, os chamados exoplanetas, superou a marca de 6.000. Essa conquista impressionante ressalta o ritmo acelerado de descobertas e a evolução tecnológica que tem permitido aos cientistas expandir nosso conhecimento sobre outros mundos em um ritmo sem precedentes.
O total de planetas confirmados fora do nosso Sistema Solar, também conhecidos como exoplanetas, atingiu a marca histórica de 6.000, de acordo com a NASA. A contagem, que é atualizada e monitorada pelo Instituto de Ciências Exoplanetárias da NASA (NExScI), destaca a rápida evolução da exploração espacial nas últimas três décadas.
Veja o fantático vídeo da Nasa sobre os 6.000 exoplanetas:
Em um comunicado, Shawn Domagal-Goldman, diretor interino da Divisão de Astrofísica da sede da NASA, afirmou que a conquista "representa décadas de exploração cósmica impulsionada por telescópios espaciais da NASA." A marca é alcançada 30 anos após a descoberta do primeiro exoplaneta em torno de uma estrela semelhante ao Sol, em 1995.
É importante ressaltar que a contagem é um esforço contínuo da comunidade científica global e, por isso, nenhum planeta específico foi designado como o 6.000º. Além disso, a NASA monitora mais de 8.000 exoplanetas candidatos que aguardam confirmação.
O marco de 6.000 exoplanetas confirmados demonstra o progresso extraordinário na busca por outros mundos e na compreensão do nosso lugar no cosmos.
Brazilian Space

Comentários
Postar um comentário