As Cinco Primeiras Missões da "Flight Ticket Initiative" Foram Confirmadas Com a 'Avio' e a 'Isar Aerospace'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia ontem (01/09), o portal Space Daily noticiou que a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Comissão Europeia confirmaram as cinco primeiras missões da Flight Ticket Initiative, um programa criado para testar e validar novas tecnologias europeias em órbita, ao mesmo tempo em que apoia o setor de lançamentos do continente.
 
De acordo com a nota do portal, três missões serão lançadas no foguete Vega-C da Avio, a partir do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa. A empresa espanhola Persei irá demonstrar o sistema E.T. Pack, um cabo de alumínio de um quilômetro de comprimento que gera arrasto de Lorentz para desorbitar satélites sem uso de combustível, ajudando na mitigação de detritos espaciais.
 
O centro aeroespacial alemão DLR irá testar o cubesat Pluto+, que combina aviônica avançada com um painel solar flexível de 100 watts, para provar que subsistemas de alto desempenho utilizados em grandes espaçonaves também podem funcionar em satélites menores. A empresa francesa Grasp adicionará o GapMap-1 à sua constelação de observação da Terra, transportando um espectrômetro de infravermelho de ondas curtas para detecção de gases de efeito estufa e monitoramento climático.
 
Outras duas missões estão garantidas com o lançador Spectrum da Isar Aerospace, a partir do Porto Espacial Andoya, na Noruega. A Infinite Orbits realizará uma demonstração com dois satélites para remoção de detritos, simulando operações de proximidade entre um satélite ativo e um alvo inativo em órbita baixa da Terra. A empresa holandesa Isispace será responsável pela integração e operação de três cubesats que carregam múltiplas cargas experimentais.
 
A ESA enfatizou que esses voos de demonstração e validação em órbita, conhecidos como IOD/IOV, são essenciais para a pesquisa e inovação comercial. Ao fomentar a concorrência e oportunidades regulares de lançamento, a Flight Ticket Initiative apoia a indústria europeia por meio do programa Boost! da ESA. As inscrições para futuras missões continuam abertas, com o próximo prazo até 1º de outubro.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários