A ESA e JAXA Avaliam Esforço Conjunto Para Missão de Sobrevoo do Asteroide Apophis
Prezados leitores e leitoras do BS!
Credito: Space Daily
No dia de ontem (01/09), o portal Space Daily noticiou que a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) estão se aproximando de uma Missão Conjunta ao Asteroide Apophis, que passará pela Terra a uma distância recorde em 2029.
De acordo com a nota do portal, a proposta, chamada de Missão Rápida Apophis para a Segurança Espacial (Ramses), tem como objetivo encontrar-se com o asteroide de 375 metros e monitorar como a gravidade da Terra altera seu estado físico durante a aproximação. Os cientistas esperam que essa passagem próxima proporcione insights únicos para estratégias de defesa planetária.
A ESA pretende buscar aprovação para a missão Ramses em seu Conselho Ministerial de novembro de 2025, com o lançamento previsto para 2028. Os trabalhos preparatórios já estão em andamento para manter a missão viável até a decisão final.
A JAXA solicitou formalmente financiamento do governo para participar da Ramses. As contribuições planejadas do Japão incluem os painéis solares da espaçonave, um sistema de imageamento infravermelho e o uso de um veículo de lançamento H3 como opção de carona (rideshare).
A colaboração se baseia na experiência das agências com a missão Hera, a primeira missão de defesa planetária da ESA, atualmente a caminho do asteroide Didymos. Ambas as partes realizaram discussões técnicas para alinhar contribuições e o design da missão.
“Nossa experiência trabalhando com os colegas da JAXA, primeiro na missão Hera e agora na Ramses, tem sido excelente. Sentimos verdadeiramente que somos uma equipe globalmente integrada com um objetivo comum”, disse Paolo Martino, gerente da missão Ramses. “Ficaríamos felizes em enfrentar o desafio de alcançar Apophis juntos.”
“A ESA dá as boas-vindas ao crescente interesse da JAXA em participar da missão Ramses. A colaboração internacional está no coração da defesa planetária, e estamos muito felizes em ver Europa e Japão continuarem a fortalecer sua parceria nesse campo,” disse Holger Krag, chefe do Programa de Segurança Espacial da ESA.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário